sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Na Taberna do Maravilha, em Alcáçovas...

Sra Guilhermina da Taberna Maravilha

O dia estava agradável e o caminho até ao Torrão fez-se num tiro. Como tinha necessidade de beber café e comprar água parei no Café Besugo, onde pelo meu aspecto sou de imediato interpelado.
Fiquei a saber que aqui no Torrão existe outro "ganda maluco" de seu nome Vitor qualquer coisa, que detém vários recordes em cima da bicicleta, de entre eles 92 horas seguidas a pedalar, ou ainda o recorde de quilómetros percorridos em cima de rolos.
Como tempo para pensar é coisa que não me falta, dou comigo a reviver uma figura ciclista do meu imaginário, falo-vos do ourives em bicicleta. Esta figura aparecia de tempos a tempos em tudo o que é monte, vila ou aldeia vendendo os seus produtos que transportava na sua inseparável caixa metálica pintada num verde "espirito santo" colocada no suporte traseiro do seu veículo.
Estes Globetrotters faziam deste modo de vida o seu negócio e para além dos brincos, anéis, alianças, fios, pulseiras e demais áureos artefactos também vendiam relógios de pulso e muitas das vezes óculos de ver ao perto, como os que a min ha avó Chica usava para fazer meia. Como me recordei deles aqui fica a minha homenagem a estes fantásticos aventureiros da mala verde. ( Se alguém possuir uma foto destes profissionais gostaria de aqui a publicar).
Com esta conversa chego a Alcáçovas, como a minha água estava no fim vá de reabastecer numa casa simpática mesmo em frente à Rotunda do Chocalho e que dá pelo nome de Café Maravilha.
Entro neste espaço minúsculo e reparo que para além dos produtos habituais também vende facas e botas. E uma casa que vende vinho, facas e botas e que ainda por cima tem uma proprietária anafadinha e simpática e que se chama Guilhermina; para mim, estou em casa. Se fosse hora de almoço de certeza que ali teria abancado, até porque a conversa já metia sopas de peixa, açorda e outras iguarias.
Aqui fica a foto com a senhora Guilhermina, proprietária desse local de culto que dá pelo nome de "Taberna Maravilha" mas que no toldo tem escrito Café Maravilha. É favor corrigir este erro grosseiro. É que cafés há cada vez mais e tabernas desta índole já se contam pelos dedos, especialmente cheirando a lexivia pela manhã.
Pelo aspecto chamo de novo a atenção, depois das apresentações, de onde venho para onde vou, peço ao António Gaspar (um dos convivas presentes) para sacar a foto que hei-de aqui colocar, outro conviva junta-se à conversa e quando lhe pergunto o nome este diz: Jerónimo Grosso Sim Sim, era a cereja no topo deste bolo de surpresas que dá pelo nome de Alentejo, ou seja altura de partir e remoer nestas conjecturas alentejanais.
Depois foi pedalar até Santiago do Escoural e na viragem à direita a primeira surpresa do dia, tive que galgar a Serra do Escoural, coisa que não me apetecia nada, mas depois de muitos impropérios pelo caminho, muitas dores lombares e musculares lá consegui ultrapassar a maldita serra que me conduziu ao cruzamento que me haveria de levar a Arraiolos.

Copiado do blog : http://pulanito.blogspot.pt/

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Semana Gastronómica do Porco

Restaurantes do concelho de Viana do Alentejo aderem à “Semana Gastronómica do Porco”
De 24 de fevereiro a 3 de março, a Turismo do Alentejo, ERT promove a “Semana Gastronómica do Porco”, em restaurantes do Alentejo e Ribatejo.
No concelho de Viana do Alentejo são 9 os restaurantes aderentes que, durante este período, acrescentam às suas ementas pratos principais com destaque para a carne de porco.
A iniciativa pretende atrair clientes aos estabelecimentos e dar a conhecer a excelência dos produtos das duas regiões.
Os restaurantes aderentes no concelho de Viana do Alentejo são em Aguiar, “A Romeirinha”, em Alcáçovas, “O Chocalho”, o “Paço Real”, o “Charrua” e, em Viana do Alentejo, “A Cave”, os “Três Bicas”, “A Fonte”, as “Escadinhas” e “O Rotunda...

Este fim de semana, venha ao concelho de Viana do Alentejo. Aproveite as nossas caminhadas gratuitas, conheça as nossas vilas e paisagens e saboreie a nossa gastronomia.
E, compadre, vai querer voltar em breve...

Fim de semana de caminhadas em Viana do Alentejo




"Escondida no interior alentejano, situada entre Évora e Beja, Viana do Alentejo é um concelho onde o tempo passa com a calma de quem já viveu muito.
Com marcas da passagem dos romanos, esta vila cujo nome original denunciava a sua vizinhança geográfica – Viana a par d’Alvito – foi, desde sempre, um local de extraordinária importância na defesa estratégica do país. A não perder uma visita ao castelo, um dos mais singulares conjuntos fortificados do Gótico Final.

Rodeada por belas paisagens, Viana do Alentejo é também muito bonita pela riqueza e diversidade do seu património, que quase parece ser um mostruário de épocas e estilos. Aliás, o culto da Senhora d'Aires que durante séculos foi o motor de floridas romagens ao sul, contribuiu para que hoje seja uma montra da arte sacra aplicada à arquitectura dos monumentos desta região. A não perder ainda a visita à vila das Alcáçovas e ao seu Paço Real. Terra de doceiras, vê em Dezembro muitos visitantes demandarem à vila para participar na Mostra de Doçaria local.

De Viana do Alentejo, vale ainda a pena conhecer o artesanato típico da zona, dos quais se destacam os chocalhos e a olaria, feitos pelas mãos de quem domina os segredos que estas artes e ofícios guardam religiosamente há muitos anos. Existem, inclusive, circuitos e cursos de olaria abertos aos visitantes e turistas.

Viana do Alentejo, a apenas 27 km de Évora, é uma tradicional vila alentejana. A partir do centro da povoação, a Praça da República, onde se situam os Antigos Paços do Concelho, podem apreciar-se edifícios seiscentistas e inclusivamente uma fonte de inspiração renascentista datada do século XVIII. Outro ponto de interesse da vila é um Convento do século XVI, onde coabitavam freiras da regra franciscana. Já no século XIX o edifício acolheu, segundo a Câmara, a primeira creche criada no país. Antes de abandonar a vila há que descobrir os seus segredos gastronómicos. E porque não começar por uns "Amores de Viana”?"

A não perder:
- Castelo de Viana do Alentejo (séc. XIV)
- Igreja Matriz (não deixe de apreciar os seus vitrais)
- Ermida de São Sebastião
- Ruínas do Convento de Jesus
- Santuário de Nossa Senhora de Aires (séc. XVIII)
- Convento da Esperança (séc. XVI)
@: herdadedasamarra.com

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Eventos APRA e Visit Alqueva para Março de 2014


Olaria Mira Agostinho (Viana do Alentejo)









Viana do Alentejo é conhecida pelas suas Olarias, pelo seu Santuário e pelo seu Castelo...
Visite as Piscinas Municipais, a Zona Verde, o Castelo, a Igreja Matriz, o Santuário de N. Sra Aires, percorra as suas ruas e aprecie os trabalhos em olaria nos pequenos ateliers ainda existentes. Dê dois dedos de conversa com os velhotes na Praça Central e delicie-se com a gastronomia tipica no Restaurante " A Fonte"...
Links para visualização de percursos nesta vila alentejana:
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3344887
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3933098

Alcáçovas, uma vila com História...


No próximo dia 01MAR, Alcáçovas vai estar em festa...
Venha conhecer uma vila do Alentejo, viva, repleta de história, tradição e orgulho...
E tão próxima de Lisboa...

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Projeto Alcáçovas Outdoor Trails na entrega dos Prémios Turismo do Alentejo 2013.


 No passado domingo, dia 23FEV, o pessoal do Projeto Alcáçovas Outdoor Trails foi assistir á entrega dos Prémios Turismo do Alentejo 2013, visto sermos um dos 66 candidatos a este galardão anual, que visa enaltecer e valorizar iniciativas que promovam o Alentejo como destino turistico de excelência.
Este evento concretizou-se na Herdade do Esporão (Reguengos de Monsaraz) e queremos agradecer publicamente a todos os envolvidos nesta organização a enorme honra que nos proporcionaram quando aceitaram a candidatura do nosso Projeto.
 A todo o pessoal do Turismo do Alentejo e ao staff da Herdade do Esporão, que tão bem nos soube receber, desejamos a continuação de bom trabalho. Para o ano, podem contar conosco novamente...
Links para visualização desta cerimónia e lista de vencedores:
http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?go=noticias&id=2271
http://www.radiocampanario.com/r/index.php/reportagens/2655-entregues-os-premios-turismo-alentejo-2013-hotel-marmoris-distinguido-pela-turismo-alentejo-c-som-e-fotos

Casa Santos Murteira (Turismo Rural)



Mesmo no centro de Alcáçovas, a Casa Santos Murteira é um dos ex-libris desta vila histórica.
Com ampla sala para banquetes, piscina privativa, este Turismo Rural mais parece um pequeno museu etnográfico.
Situada no centro histórico da pequena vila de Alcáçovas, a curta distância de Évora, cidade património da humanidade, a Casa Santos Murteira é uma construção dos finais do século XVIII, que na sua origem funcionou como estação da Mala-Posta. Mais tarde foi adquirida pela família Santos Murteira, que lhe acrescentou o segundo piso e a transformou numa casa de habitação e lavoura.
Decorada com móveis de pau-santo e belas obras de arte, como gravuras e tapeçarias, a Casa Santos Murteira consegue estabelecer uma harmoniosa relação entre os materiais originais e as mais modernas comodidades, despertando nos seus hóspedes, memórias e emoções através de uma elegância única.
No seu jardim murado, os hóspedes têm ao seu dispor uma bela piscina, alimentada por uma antiga nora e rodeada por limoeiros e recantos que convidam ao relaxamento.
São 3 séculos de história sustentados pelas abóbadas e arcarias de uma casa senhorial Alentejana que convida a visitar uma região por descobrir.
Link para visualização: http://www.solaresdeportugal.pt/PT/solar.php?casaid=138




segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Nas Pedreiras dos Mármores Verdes (Viana do Alentejo)







Mesmo juntinho a Viana do Alentejo, estas antigas pedreiras actualmente abandonadas, constituem um pólo de atracção para pedestrianistas, dado que são um esplêndido miradouro natural sobre toda a planície envolvente. Perto, está situado o ponto mais alto do concelho, a Serra de S. Vicente.
Para visualizar percursos nesta área:
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3954473
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3933098
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3344887
No Próximo Domingo dia 02 MAR, a Associação dos Amigos de Alcáçovas vai organizar uma caminhada gratuita em Viana do Alentejo, em que também visitaremos as Pedreiras dos Mármores Verdes...

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Raid Pedestre em Santiago do Cacém











Santiago do Cacém fica situada mesmo junto ao litoral alentejano e é aqui que começa (ou acaba) a Rota Vicentina. Nesta zona, existem inúmeros trilhos e percursos disponiveis para todos os gostos, repletos de monumentos, boas paisagens e excelente gastronomia.

Fotos gentilmente cedidas pela comadre Florbela Vitorino, respeitantes a um Raid Pedestre efectuado em Janeiro deste ano. Intervenientes: Florbela Vitorino, Susana Valido, Paulo Fanha, Paulo Silva e Nuno Lacerda.  

Link para visualização da 1ª Etapa da Rota Vicentina, começando em Santiago do Cacém:

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Na Notável Vila de Serpa








Fotos gentilmente cedidas pelo compadre João Ferro.
Serpa situa-se no Baixo Alentejo, sobre uma elevação na margem esquerda do rio Guadiana, o grande rio do sul de Portugal, e é sede de um dos maiores municípios do País.
Localizada numa região habitada desde tempos remotos, Serpa tem uma grande influência Romana, que muito desenvolveu a região, especialmente em termos agrícolas, e também Muçulmana, apelidada de “Scheberim”, tendo sido reconquistada por D. Afonso Henriques em 1166. Dada a sua localização geográfica, bem próxima da fronteira, Serpa sempre foi um ponto estratégico da defesa nacional.
A paisagem em Serpa é fabulosa, não só dentro das belas e históricas muralhas, no centro histórico da cidade, mas igualmente na magnífica e extensa planície e nos montes cobertos de rosmaninho.
Nesta cidade histórica muitos são os monumentos dignos de registo, como as Igrejas Matriz, em estilo gótico, a de São Salvador (século XVII), a de Nossa Senhora da Saúde, a de São Francisco (iniciada em 1502) e a da Misericórdia (erigida em 1505, com interessantes azulejos do século XVIII, além dos museus arqueológico e etnográfico), o Convento de São Francisco, o Convento e Igreja de São Paulo, o imponente Palácio dos Condes de Ficalho (de finais do século XVI) ou a Torre do Relógio (que se supõe ser a terceira mais antiga do País), entre tantos, tantos outros.
O queijo de ovelha de Serpa é famoso e muito apreciado por todo o País, primando mesmo esta região Alentejana pela sua boa cozinha, que tem como melhor aliado, o Pão de qualidade. Ensopado de Borrego, Açorda, Grãos com Alho e Louro, e doces tradicionais como os folhados de gila e as queijadas de requeijão, regados com os melhores tintos do Alentejo, fazem as delícias de todos quanto os degustam.