sábado, 31 de maio de 2014

Sitio de Cabrela e Monfurado


A antiga escola primária dos Baldios é o ponto de partida para a descoberta dos Sitios de Cabrela e Monfurado, áreas dominadas por Montados de Sobro e Azinho, muito ricos em fauna e flora. O núcleo organiza percursos pedestres e de BTT que permitem desfrutar de toda esta riqueza natural.
Para mais informações, basta consultar este link: 
http://morinvest.cm-montemornovo.pt/infraestrutura-desportiva-lazer.php?id=23



sexta-feira, 30 de maio de 2014

Pedreira dos Sons - Viana do Alentejo
























“Saber dos Sons” regressa à pedreira
www.lusonoticias.com
Uma pedreira de mármore desativada, em Viana do Alentejo, volta este ano a ser palco para três dias de concertos. De 30 de Maio a 1 de Junho, músicos da Escola de Artes da Universidade de Évora.
Visto em : https://www.facebook.com/municipiovianadoalentejo?fref=ts

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Nas margens do Grande Lago Alqueva




Junto ao Campinho, nas margens do Grande Lago Alqueva, existem percursos muito bonitos...
Basta olhar estas fotos e apetece largar tudo e, no primeiro fim de semana livre, ir caminhar por estes trilhos magnificos... Muito perto de Monsaraz, esta seria uma boa proposta para um ou dois dias de lazer...

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Rotores de Portugal














Os Rotores de Portugal operaram helicóteros Alouette III e estiveram integrados na Esquadra 552, sedeada na Base Aérea de Beja. Durante alguns anos, sobretudo entre 1992 e 2008, foi vulgar vê-los manobrar nos céus alentejanos...

terça-feira, 27 de maio de 2014

Turismo Criativo em Viana do Alentejo




Viver o ambiente local e ter experiências unicas é o objectivo do projeto de turismo criativo..
O público-alvo é o turista da natureza, nacional ou internacional, que procura a identidade local da região em todas as suas dimensões, nomeadamente cultural, patrimonial, ecológica e paisagistica.






O conceito de "Turismo Criativo" é recente e está ligado ao produto e á forma como o turista o usufrui: O turista é atraido para fora da sua zona de conforto e encontra novas áreas que estão preparadas para o receber de forma verdadeiramente interativa e criativa.
Aqui no Alentejo, existem serras e vales salpicados pelo branco de pequenas vilas e aldeias, com mercados locais cheios de cores e cheiros. Há castelos e ruinas de povos antigos, praias de areal a perder de vista, festas, romarias e artesanato. Isto para não esquecer uma gastronomia rica, feita com os produtos regionais. Mas o prato principal são as gentes, que acolhem o visitante de braços abertos e sorriso genuino.
A meio caminho entre o Litoral e o Grande Lago Alqueva, o concelho de Viana do Alentejo espera por si.
Para mais informações e participar nas actividades desenvolvidas pelo nosso Projeto Alcáçovas Outdoor Trails, basta estar atento a este blog, aderir ao nosso grupo no Facebook, ou contactar-nos via email...
https://www.facebook.com/groups/185425694895955/?fref=ts

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Postais antigos de Évora










Évora deve o seu nome original Ebora aos Celtas e é uma das cidades históricas mais belas do mundo. Os Romanos construíram o seu templo glorioso em honra do imperador Augusto e a nobreza portuguesa mandou erguer palácios imponentes, capelas, conventos, igrejas e a majestosa catedral gótica. Vestígios de diferentes épocas e civilizações mantêm-se praticamente intactos numa cidade onde as pessoas passeiam por ruas calcetadas medievais. Amplas arcadas cedem passo a pitorescas praças, onde se encontram lojas de artesanato e modernas boutiques de marcas. Os cafés com esplanadas convidam-no a relaxar, enquanto os bares e restaurantes oferecem uma viagem gastronómica pela região sul do país. Deixe as preocupações do mundo moderno e acolha o charme de Évora – a cidade mais romântica do Alentejo!

A beleza de antigamente e o dinamismo de hoje
Contemple a história romana de Évora no Templo de Diana ou passeie pela zona mourisca a norte da cidade. Uma das principais atracções de Évora é a Capela dos Ossos, onde centenas de ossadas humanas expostas nas paredes e no tecto ficarão certamente gravadas na sua memória. A abundância de monumentos da cidade levou à sua classificação como Património da Humanidade pela UNESCO, que a considerou “o melhor exemplo de uma cidade da Idade do Ouro portuguesa após a destruição de Lisboa no sismo de 1755”.

Esta magnífica cidade acolhe centenas de jovens que vêm estudar na segunda universidade mais antiga do país. Évora mantém-se jovial e animada graças aos estudantes vindos de todo o país e do resto do mundo. Ao longo do dia, os cafés, bares e lojas dão as boas-vindas a todo o tipo de visitantes. Quando cai a noite, as ruas iluminam-se e os bares vibram ao som da música. Os inúmeros estudantes animam as ruas desta cidade histórica, tornando Évora um dos locais com maior animação nocturna do país.

O charme de uma região imaculada!
A cidade de Évora situa-se na encantadora região do Alentejo, uma terra de infindáveis campos dourados pontuados por oliveiras e sobreiros. Nesta impressionante região de Portugal, as cidades históricas e as aldeias aninham-se junto a muralhas medievais, enquanto os artesãos mantêm vivas tradições intemporais. O Alentejo oferece a oportunidade ideal para quem deseja explorar o rico legado deixado pelos Romanos e os Mouros ou deliciar-se com a gastronomia enquanto desfruta da tranquilidade de uma paisagem assombrosa.

domingo, 25 de maio de 2014

Encontro de Grupos de Cante em Alcáçovas (31MAI14)



Para os apreciadores de Cante Alentejano, Alcáçovas será uma boa opção para uma visita no próximo dia 31MAI14:
No Jardim Público desta vila, pelas 16H00, vai haver um encontro de Grupos de Cante, oriundos de vários pontos do Alentejo, numa iniciativa que visa promover esta manifestação de cultura popular em Património Imaterial da Humanidade.
Venha fotografar este evento e partilhe as suas fotos no nosso grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/185425694895955/?fref=ts

Com mais este evento de acesso gratuito, esta é uma das melhores formas de tornarmos o Alentejo um destino apetecível. E Alcáçovas, a apenas 30 kms de Évora, espera por si...

Proposta para passeio em Alcáçovas:
http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3595078

sábado, 24 de maio de 2014

Pedreira dos Sons 2014



Depois do sucesso alcançado na 1ª edição, a “Pedreira dos Sons” está de volta nos dias 30 e 31 de maio, e 1 de junho, numa pedreira de mármore desativada, situada junto à estrada entre Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia.
Com entradas gratuitas, os espectáculos começam ás 21h00...


Integrada no Projeto “Saber dos Sons” promovido pelo Município de Viana do Alentejo e pela Escola de Artes da Universidade de Évora, em colaboração com o maestro Christopher Bochmann, a iniciativa conta este ano com a parceria da CulArtes, Cooperativa Cultural, CRL.


Num cenário de rara beleza, a pedreira de mármore verde de Viana  vai ser o palco natural para três noites dedicadas à música clássica e ao jazz, onde podemos ouvir a Orquestra Sinfónica acompanhada do Coro, a Orquestra de Guitarras, a Orquestra de Sopros, o Coro de Jazz e assistir a um espetáculo infantil pelo Departamento de Teatro da Universidade de Évora.
Destaque ainda para a apresentação do Coro Infantil da CulArtes e o espetáculo de formas animadas com projeção de música, um trabalho da CulArtes da autoria de Diana Regal e Ana Cristina Matos, sob a direção musical de Christopher Bochmann, em parceria com o Departamento de Música da Universidade de Évora.

Num anfiteatro natural com particularidades acústicas únicas, o Município de Viana do Alentejo, a Escola de Artes da Universidade de Évora e a CulArtes pretendem proporcionar diversos momentos musicais, num convite aos sentidos, num momento dedicado às artes.

Recorde-se que o projeto “Saber dos Sons” teve início em abril de 2011. Para dar corpo a este projeto a Autarquia conta com a colaboração do maestro Christopher Bochmann, professor catedrático convidado da Universidade de Évora, onde é também diretor da Escola de Artes.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Caminhada de Aguiar - 12 de Abril













No passado dia 12 de Abril, o Projecto Alcáçovas Outdoor Trails, da Associação dos Amigos das Alcáçovas andou a caminhar entre Aguiar e S. Bartolomeu do Outeiro. Visitámos duas freguesias de dois concelhos, Viana do Alentejo e Portel.
Os cerca de 40 participantes puderam desfrutar durante a caminhada do magnífico Património Natural e Histórico com a visita às suas Igrejas e Termas Abandonadas, para além de sempre do excelente que é o Património Imaterial através do contacto com as gentes locais.
Temos a convicção de que através deste tipo de eventos estamos a contribuir para a valorização da identidade destas gentes e lugares do interior alentejano.

Link para visualização do percurso:
http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=6601870