terça-feira, 31 de março de 2015

Caminhada em Aguiar (29MAR15)











No passado domingo, 29 de Março, os guias locais do Projeto Alcáçovas Outdoor Trails da Associação dos Amigos das Alcáçovas organizaram mais uma caminhada gratuita de divulgação de percursos, desta vez com 13 kms de extensão, em Aguiar.
Os 31 participantes puderam assim conhecer os caminhos rurais situados entre esta povoação e o Monte da Fornalha, passando também na Fonte e na Anta de Aguiar e merendando a meio do percurso...
Agradecimentos: Ao Nelson (Monte da Fornalha) e  ao José Luís Rocha e Azinheira Mendes, os nossos guias locais em Aguiar.
Fotos gentilmente cedidas por Mário Pinto, Fernando Quaresma, Nuno Grave e José Luís Rocha.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Ponte de Sor





Ponte de Sor é uma agradável cidade, sede de um vasto concelho, situada na extensa região Alentejana, bem na junção com a anterior região Ribatejana, é caracterizada pelas lezírias do Sor, grandes campos de cultivo que circundam a cidade.

Ponte de Sor deve o seu nome à primitiva ponte romana, que integrava o percurso da 3ª via militar que ligava Lisboa a Mérida e a que faz referência um marco miliário do tempo do imperador Marco Aurélio Probo, não se tendo, contudo, informações claras de ocupações humanas anteriores aos Romanos.
Esta foi uma região de fronteiras muito instáveis durante a reconquista Cristã, tendo sido o território entregue à Ordem dos Templários, e posteriormente reconquistada pela Ordem de S. Bento.

domingo, 29 de março de 2015

Pacotes de Açucar "Cartazes do Projeto Alcáçovas Outdoor Trails", Série III




Emitidos pela MySugar no final de Março, a série III dos pacotes de açúcar "Cartazes do Projeto Alcáçovas Outdoor Trails", tem como objectivo a divulgação das caminhadas organizadas pela Associação dos Amigos das Alcáçovas.
Desta vez, escolhemos as caminhadas realizadas nos seguintes percursos:
Rota das Pastores (entre S. Brás do Regedouro e Alcáçovas) e o Trilho dos Moinhos Velhos (na Ribeira de Alcáçovas).

sábado, 28 de março de 2015

Coelho com Feijão Branco...


Coelho com Feijão Branco, Cominhos e Hortelã.

 A cozinha Alentejana é rica em "Jantares" que são uma espécie de Cozidos que podem ou não incluir carnes, com legumes variados, ervas aromáticas e sopas de pão no seu caldo.
Hoje trago a receita de um Jantar de Coelho com Feijão Branco, aromatizado com Cominhos e Hortelã, fragrante e rico em sabor.
 
Ingredientes:

1 coelho...
1/2 kg de feijão branco
150 g de toucinho
1 morcela de sangue

1 chouriço preto
4 batatas médias
1 cebola grande
1 ramo de salsa
1 ramo de hortelã
2 a 3 colheres de sopa de cominhos em pó
Folhas de louro
6 dentes de alho
1/2 l de vinho branco
Pão duro (amanhecido) alentejano
Azeite, vinagre, sal e pimenta qb
Cortar o coelho e deixar em vinha de alhos, de um dia para o outro, com sal, vinho branco, dentes de alho laminados, louro, cominhos e vinagre. Colocar o feijão a demolhar de véspera. Em alternativa pode usar o feijão previamente cozido (de conserva). No próprio dia, colocar o coelho a cozer com um pouco de azeite (não muito pois o toucinho vai deitar gordura), a cebola picada, a salsa, o toucinho e os enchidos. O feijão e as batatas são cozidos em separado, introduzindo as batatas cortadas em quartos, a meio da cozedura do feijão. Quando carnes e legumes estiverem cozidos, junta-se tudo, garantindo que fica com caldo suficiente para a sopa. Rectificam-se os temperos, podendo colocar mais cominhos, consoante o gosto.
Migam-se as sopas (fatias) de pão numa terrina (quanto mais finas melhor) e por cima deitam-se as folhas de hortelã. Retiram-se as carnes para uma travessa e o feijão e as batatas para outro prato de servir.
Leva-se o caldo ao lume, para que esteja a ferver quando é colocado sobre as sopas, que devem ser servidas imediatamente. Vai tudo à mesa em simultâneo, pois comem-se as sopas acompanhadas da carne e dos legumes.
Este "Comer" Alentejano é uma delícia e se tiverem uma lebre ou coelho bravo tanto melhor. O sabor da caça com os cominhos e a hortelã fica perfeito.
Espero que gostem!

Receita copiada do grupo do Facebook, https://www.facebook.com/groups/406671799368836/
Fotos de Manuela Batista.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Figurado de Barro de Estremoz





FIGURADO EM BARRO DE ESTREMOZ - Registo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial – CONSULTA PÚBLICA
A 25 de fevereiro de 2015 teve início a fase de consulta pública relativa ao pedido de registo da «Produção de Figurado em Barro de Estremoz» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A referida consulta pública realiza-se para cumprimento do estabelecido nos n.ºs 1 e 2 do art.º 14.º do Decreto-Lei n.º 139/2009, de 15 de junho, conjugado com o disposto no Decreto-Lei n.º 115/2012, de 25 de maio. Prazo de pronúncia dos interessados – 8 de abril
O Figurado em Barro de Estremoz constitui um tipo de produção, de carácter artesanal, identificado em exclusivo com o centro de produção que lhe confere a designação, e de que constituem principais marcas identificativas o seu processo de modelação, a diversidade e carácter único dos modelos produzidos, assim como o respetivo carácter estético, expresso em particular na sua viva policromia. 
As origens do Figurado de Estremoz remontam ao séc. XVII/XVIII, conforme documentado em diversas fontes e coleções nacionais, em particular a do Museu Municipal de Estremoz, e encontram-se intimamente ligadas à produção de imaginária devocional, nomeadamente imagens de “Nossa Senhora da Conceição” e “Santo António”, a que acresce, em finais do séc. XVIII, a produção de “Presépios”, em todos os casos destinados a consumo por parte das classes populares. 
A partir de meados do séc. XIX ocorre uma primeira alteração na produção de Figurado, expressa na sua miniaturização, simplificação formal e autonomização de Figuras originalmente associadas ao “Presépio”, tais como representações de ofícios tradicionais e de atividades do quotidiano. Tendo a produção entrado em decadência em finais de séc. XIX, quando então apenas duas famílias de barristas se encontravam ainda em actividade, a tradição é recuperada em 1935 graças ao trabalho do escultor José Maria Sá Lemos (1892–1971), então diretor da Escola Industrial António Augusto Gonçalves, em Estremoz. Este momento documenta o início do ciclo que se mantém até o momento na produção do Figurado em Barro de Estremoz, caracterizado, pelo papel desempenhado por várias entidades na viabilidade e valorização da tradição – a nível local, regional, nacional ou mesmo internacional –, pela definição formal dos tipos de Figurado considerados como identificativos da tradição local, pela reintrepretação de anteriores tipos de Figurado e pela introdução de novos modelos inspirados em tradições externas ao centro de produção de Estremoz.
Ver mais: http://www.matrizpci.dgpc.pt/…/In…/InventarioConsultar.aspx…


Visto em: www.facebook.com/pages/Kit-de-Recolha-de-Património-Imaterial

quinta-feira, 26 de março de 2015

Caminhando na Ribeira de Alcáçovas...















Ribeira de Alcáçovas, Abril de 2013.
Reconhecimento e limpeza de trilhos para futuras caminhadas do Projeto Alcáçovas Outdoor Trails.
Intervenientes: Zé Dias, Gui, Ângelo Cardoso, João Mendes.

A promoção do pedestrianismo enquanto prática desportiva pode e deve ser também um meio de promover a preservação da Natureza, do património cultural e ambiental..
Uma das formas mais viáveis e gratificantes de aumentar o contacto entre o Homem e a Natureza são os percursos pedestres. Estes, utilizando trilhos e enquadrando-se entre o desporto e o turismo, sem necessitar de cuidados especiais com os aspectos técnicos e/ou com dificuldades de percurso, permitem um refúgio para as dificuldades da vida diária e o regresso do Homem à sua origem.
Os percursos pedestres irão favorecer certamente a promoção de região como destino turístico, tendo como consequência inevitável o aumento do número de praticantes e uma sensibilização consequente pela preservação da fauna e da flora e ao mesmo tempo dar a conhecer uma região com os seus costumes e tradições características.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Na fortaleza de Juromenha (By Anabela Fialho)








Numa caminhada organizada pelos nossos compadres da Associação Projeto Raia Alentejana, a comadre Anabela Fialho captou estas magnificas fotos na fortaleza de Juromenha e gentilmente partilhou conosco...
Nas disputas territoriais, tanto com muçulmanos como com castelhanos, a fortaleza passou a ocupar um lugar de relevo da defesa da nacionalidade portuguesa.
No interior da fortificação existem duas igrejas (a da Misericórdia e a Matriz), a cadeia (edifício cuja configuração atual data do século XVII), os antigos Paços do Concelho cuja fachada ruiu um 1930, diversas ruínas pertencentes ao aglomerado urbano e a antiga cisterna de planta quadrangular... 

terça-feira, 24 de março de 2015

Rota do Contrabando (entre Cheles e Montes Juntos)

 








No passado domingo, 22 de Março, os nossos amigos senderistas de Cheles, do grupo "Alqueva Entretenida", organizaram o 2º Encontro Pedestrianista Luso-Espanhol, que percorreu os antigos trilhos utilizados pelos contrabandistas entre duas das povoações da Raia Fronteiriça, Cheles (Espanha) e Montes Juntos (Portugal).
O percurso actual é composto por 16 Kms, sendo 8 Kms em Portugal e  8 Kms em Espanha, com duas travessias no barco "Sem-Fim" através do Rio Guadiana, na parte norte da Barragem de Alqueva.
Esta iniciativa, sendo um enorme êxito e com cada vez com mais participantes, vai ser repetida no próximo dia 25 de Abril...


Inscrições: http://www.alquevaentretenida.es/


Fotos gentilmente cedidas por Luis Troca de Castro, José Manuel Troca Diaz e Senderismo La Valea.