quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Portalegre








Portalegre

Entre as vastas planícies douradas do Alentejo encontra-se o pacato distrito de Portalegre, um sereno destino do interior repleto de arquitectura barroca, colossais castelos medievais e intrigantes locais com vestígios megalíticos. 

Partilhando a sua localização com a imponente Serra de São Mamede, entre Portugal e Espanha, este bucólico distrito impõe-se com a sua paisagem singular formada pelos campos ondulados da sub-região do Alto Alentejo e pelas florestas densas e luxuriantes que caracterizam o norte do país.

Graças a esta posição estratégica junto à fronteira espanhola, Portalegre foi um ponto crucial na defesa nacional durante a Idade Média, tornando-se num dos distritos historicamente mais aclamados de Portugal. Além disso, sabe-se que Portalegre já era habitado muito tempo antes da época medieval e evoca a memória do património primitivo com os seus inúmeros vestígios romanos e monumentos pré-históricos.

Visite Portalegre e as suas sinuosas ruas calcetadas, que o conduzirão às principais atracções; dos edifícios de inspiração barroca aos requintados museus, dos fabulosos exemplos de arquitectura religiosa aos magníficos fragmentos das muralhas medievais.

A uma curta caminhada da Praça da República, o centro histórico da cidade, poderá admirar as varandas de ferro forjado que adornam o Palácio Amarelo, bem como os tradicionais azulejos azuis e brancos que decoram a escadaria de granito do elegante Palácio Achaioli. Entre no famoso Convento de São Bernardo e contemple o delicado túmulo do seu fundador, aprecie a colecção de pinturas maneiristas na bela Sé Catedral de Portalegre e fique a conhecer a espantosa tradição do distrito na área das tapeçarias no Museu da Tapeçaria Guy Fino. A colecção de arte sacra em exibição na Casa Museu José Régio é outra sugestão digna de visita. 

Mergulhe no passado medieval do Alentejo e visite a imponente vila amuralhada do Marvão, que acolhe um dos castelos mais históricos de Portugal. Nas redondezas desta vila secular encontram-se impressionantes vestígios romanos, uma atracção fascinante que encantará os viajantes mais curiosos. A bucólica vila de Castelo de Vide é tida como uma das zonas mais românticas do Alentejo e é essencialmente visitada pela sua Judiaria – uma zona cativante onde poderá visitar a sinagoga mais antiga do país, edifícios de inspiração gótica e ruelas históricas.
A emblemática cidade fortaleza de Elvas é conhecida pelo seu imponente aqueduto, pelo grandioso castelo do século XIII e pela excelente selecção de museus. Famosa pelo seu queijo delicioso e pelo artesanato, a pitoresca vila de Nisa representa a tranquilidade e a beleza natural do distrito de Portalegre, com as suas esplêndidas termas e barragens nas proximidades – alguns dos locais mais fascinantes de todo o Alentejo.

Texto copiado do Site: http://www.portugal-live.net/

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Aves do Alentejo (By Ricardo Lourenço)














                                         http://www.ricardolourencophotography.com/


Ricardo Lourenço nasceu a 21 de Dezembro de 1982, na cidade de Portalegre, Portugal. Viveu toda a sua vida em contacto permanente com o meio natural e foi através dessa simbiose que foi construindo a sua perceção do mundo. Em 2007, pelo fascínio de querer conhecer "in loco" a vida selvagem que o rodeava e a crescente paixão pela fotografia, aliou estas duas áreas e começou por captar momentos usuais de vida selvagem. Fotografia após fotografia, começou a dar mais importância aos processos, metodologias e produtos resultantes do seu trabalho. O mundo das aves, principalmente, aguçou-lhe o apetite por imagens singulares de vida selvagem em Portugal. Em 2009, foi co-fundador da Natugrafia.com - Associação de Fotografia de Natureza, projeto que abraçou até finais de 2011. Com os seus trabalhos espera ajudar para o crescimento desta atividade no nosso país, e sensibilizar para a conservação de espécies e espaços ameaçados.
 http://www.ricardolourencophotography.com/

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Caminhada do V Almoço dos Ganhões (Aguiar)








Este ano, a caminhada do V Almoço dos Ganhões vai ter cerca de 12 Kms de extensão e será realizada na área compreendida entre Aguiar e o Monte da Casqueira. Como de costume, será organizada pelo Projeto Alcáçovas Outdoor Trails em parceria com o Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar e teremos muito gosto em ter-vos como participantes neste evento.
Estas fotos foram tiradas na semana passada, durante o reconhecimento do trilho para a nossa caminhada.
Ficha Técnica:

03SET16- Sábado

Ponto de encontro: Largo Central de Aguiar

09H00- Entrega das Panelas

09H15- Caminhada circular com cerca de 12 Kms de extensão, nos arredores de Aguiar.

13H00- Almoço convívio.

O Almoço consiste num típico repasto elaborado em panela de barro, em lume de chão, tal como era no tempo dos Ganhões, em total convívio com a população local.
A caminhada é gratuita, apenas se paga a participação no almoço-convívio.

Preço por participante: 7 Euros. (Não Inclui bebidas)

Organização deste evento a cargo dos nossos compadres do Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar.

Aguiar está situada a apenas 22 Kms de Évora e 7 Kms de Viana do Alentejo.

Recomenda-se: Chapéu, Óculos de Sol, Protector Solar, Roupa confortável, Botas de caminhada e o necessário suprimento de água na medida de cada um, muda de roupa e calçado para o fim.

Tenham em atenção as condições atmosféricas á data da actividade, tendo especial cuidado com o Sol e Calor.

Nota: A actividade é gratuita e não tem seguro. Cada um caminha por sua conta e risco...

Inscrições Diretas para o almoço: 961369129 ( Paulo)- Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar

Só serão válidas as inscrições para o almoço que sejam efectuadas através deste número: 961369129.

A inscrição para o almoço neste site não é suficiente, sendo meramente indicativa de intenção.

A Organização poderá ter que limitar as inscrições, se a afluência de participantes se tornar demasiada...
 

domingo, 28 de agosto de 2016

Paço dos Hentiques - Reabertura em 04SET16






No próximo dia 04SET16, Domingo, vai ser reaberto ao público o Paço dos Henriques, em Alcáçovas.
Depois de muitos anos ao abandono, este edifício histórico foi recuperado e esperamos que este investimento venha a atrair cada vez mais visitantes á nossa vila.
A partir das 18H30 haverá festa na Praça da República e todos serão bem vindos...

sábado, 27 de agosto de 2016

Da Lagoa de S. André até á Praia de Melides









Entre a Lagoa de S. André e a praia de Melides são cerca de 4 kms de areal.
Certo dia de 2011, juntamente com um grupo de amigos nossos, percorremos este percurso e fomos limpando todo o lixo que encontrámos e que nos foi possível remover do areal.
No final, a recompensa foi um bom mergulho na Praia de Melides...
 
A Praia de Melides fica situada junto à lagoa de Melides, na língua de areia que separa a água doce das ondas do oceano. Os bons acessos, o extenso areal, a existência de restaurantes e um bem sucedido mercado de aluguer de quartos particulares tornaram-na numa das mais procuradas praias da região. Os estrangeiros enamoraram-se da vila (situada a cerca de 4 quilómetros da praia) e das matas dos arredores sendo presença constante nos restaurantes da praia.
A praia é vigiada tendo acesso por estrada até junto à praia, com estacionamento acessível para carros e autocarros, havendo alguns equipamentos de apoio à actividade balnear, além de um parque de campismo a cerca de 1 km.
Praia onde terá naufragado uma noite Fernão Mendes Pinto, atacado por corsários franceses.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Saberes que o tempo vai apagando...

































Para quem não sabe o que isto é, estes são trabalhos são exclusivamente manuais. Na arte de fazer estes bordados e rendas não entra qualquer mecanismo, apenas o labor manual, de quem sabe agarrar numa agulha e numa linha e deixar correr a habilidade. Falamos de senhoras que na vila de Alcáçovas ocupam grande parte do seu tempo fazendo maravilhosos trabalhos. Falam-nos da mágoa que tem por não terem ninguém a quem ensinar a sua arte. O saber, esse, infelizmente irá morrer com estas senhoras.