Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

IV Aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade.




Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade
Comemorou-se em 27/11/2018, o IV Aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade. 


A Associação dos Amigos das Alcáçovas, através do seu Projeto Alcáçovas Outdoor Trails, continua a promover Alcáçovas através da emissão de pacotes de açúcar coleccionáveis. Este mês, homenageamos o grupo de Cante "Paz e Unidade".
Fotos: Joaquim Filipe Bacalas / C.M. Viana do Alentejo.
E aproveitamos esta oportunidade para desejar a todos os nossos amigos, Boas Festas !...




quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Vila Nova de Milfontes













Vila Nova de Milfontes...

Embora muito maior do que foi até um passado recente, continua a ter aquela magia que nem consigo explicar...

Duas horas. Não demorará muito mais a chegar a Vila Nova de Milfontes e uma coisa conseguimos garantir: demorará menos ainda a esquecer-se que há vida em Lisboa. Praias, restaurantes, lojas. Não se fala do melhor da Costa Alentejana sem mencionar Vila Nova de Milfontes, seja pela praia e pelo rio, como pela gastronomia – e que bem que se come aqui. A verdade é que não faltam coisas para fazer em Vila Nova de Milfontes, mesmo que o sol teime em não aparecer. Siga o nosso roteiro e não se preocupe com mais nada.   ( https://www.timeout.pt/lisboa/pt )

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Feira de velharias de Grândola






A Feira de Velharias de Grândola realiza-se todos os últimos sábados do mês e é de acesso livre, tanto a compradores como a vendedores.
Basta trazer a tralha lá de casa e escolher um bom sítio para as expor. Depois, é só esperar por um comprador com carteira recheada e ajustar o preço final do material em causa...
Para os coleccionadores de garrafas pirogravadas, este é um local mágico, onde se podem encontrar com alguma facilidade garrafas de refrigerantes da marca " Fóca", originárias desta vila.

O centro tradicional da Vila Morena recebe no último sábado de cada mês a Feira da Ladra onde “basta aparecer e expor as tralhas”.
A próxima edição da iniciativa promovida pelo Município de Grândola decorre dia 29 de Dezembro a partir das 09h00 no Largo Catarina Eufémia (junto aos CTT).
Na Feira da Ladra em Grândola é possível encontrar objectos usados como mobiliário, roupas, artigos de decoração ou livros. O espaço está também aberto para jovens artesãos que queiram mostrar e vender os seus trabalhos.
Para participar na Feira da Ladra não e necessário inscrição antecipada.



terça-feira, 27 de novembro de 2018

"Repechin" em Santiago do Escoural ( 25NOV18)









Em 25NOV18, alguns elementos do grupo pedestrianisa de Badajoz, "Repechin" vieram caminhar na Serra de Monfurado, junto a Santiago do Escoural.
Na companhia de guias locais e elementos do grupo pedestrianista Alcáçovas Outdoor, este percurso ficou assinalado para ser repetido com mais pessoal pertencente a ambos os grupos, por alturas da próxima Primavera.
O Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor existe desde 2011, é apoiado pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo e pela Associação dos Amigos das Alcáçovas, tendo como finalidade principal atrair eco-turistas a este concelho alentejano.
Importante: Não ligues ao teu sofá, vem caminhar connosco !...
Fotos da autoria  da nossa comadre Consola Franco Riola.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Walk in Alentejo em Alpalhão ( 19NOV18)








Fez-se história no Alentejo, na Vila de Alpalhão, com a primeira realização da Rota da Arte Estatuária de Alpalhão. Na manhã fresca e cinzenta do dia 19NOV, juntou-se um colorido grupo de caminheiros oriundos de vários locais de Portugal com os habitantes locais que se surpreenderam com tal valor artístico.
O percurso mostrou um conjunto significativo das estátuas produzidas nas três Bienais da Arte de Alpalhão, com explicações detalhadas das obras, dos seus autores e do seu enquadramento urbanístico.
Alpalhão mostrou também a grandiosidade da sua herança judaica, o relevo do seu desaparecido castelo, a imensa coleção de portas e cantarias trabalhadas, a imponência da sua antiga Câmara Municipal que breve inaugura o Museu do Brinquedo.
Antes do momento alto de visita à escultura Navegando a Alma, foi tempo de conhecer a A Arca, que encerra o tesouro dos habitantes de Alpalhão e só pode ser aberta no ano 2101. Junto à Capela da Senhora da Redonda, foi criado um momento de introspecção com cinco minutos de silêncio coletivo em contacto com o granito que liga ao interior da Terra.
No grupo participaram operadores turísticos nacionais que ficaram entusiasmados com a descoberta deste novo destino para sua programação de Turismo de Natureza e Cultural.
Alpalhão Art and Walking Festival - Festival de Artes e Caminhadas de Alpalhão.
Este é um evento maior de promoção do Alentejo, com segredos por desvendar a nível da Arte Estatuária Urbana quase desconhecida e pelas caminhadas e paisagens que o Alto Alentejo encerra.

domingo, 25 de novembro de 2018

19ª Mostra de Doçaria de Alcáçovas




Os doces conventuais e palacianos vão ser as estrelas da 19.ª Mostra de Doçaria que abre as portas ao público, em Alcáçovas, de 7 a 9 de dezembro, organizada pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas.
O certame, que decorre no Largo da Gamita, ( Campo da Feira ), pretende preservar a doçaria conventual e palaciana bem como os saberes e sabores caraterísticos da região. Bolo Real, Bolo Conde de Alcáçovas, Amores de Viana e Sardinhas Albardadas são os cartões-de-visita de um certame que já se tornou um ponto de encontro e um dos principais eventos de inverno da região.
Para além das diversas iguarias de fazer crescer água na boca, a mostra terá também um programa cultural recheado ao longo do fim-de-semana, que inclui o 7.º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana que pretende, uma vez mais, preservar a doçaria tradicional portuguesa.
Fotos e texto: C.M. Viana do Alentejo.


Como já é hábito neste certame, o Grupo Pedestrinista Alcáçovas Outdoor organiza uma caminhada gratuita de divulgação na manhã do dia 08DEZ, com começo no Jardim Público desta vila, pelas 10H00.


sábado, 24 de novembro de 2018

Viver com Paz Interior ( Évora 27NOV )



Monge budista Gen Rigden em Évora:
VIVER COM PAZ INTERIOR

Terça 27/novembro | 19h às 20h30 | 7€
Inscrições: goo.gl/zhPgZb

Buda ensina que a única fonte de felicidade verdadeira e duradoura é a paz interior. Temos todos, dentro de nós, a nossa própria fonte de paz e felicidade.

Nesta palestra como monge Gen Rigden, conheceremos ferramentas práticas para cultivar e manter estados mentais pacíficos e felizes o tempo todo, independentemente das condições exteriores. Participa!

TODOS SÃO BEM-VINDOS!

Informações: www.kadampa.pt/evora
Inscrições: goo.gl/zhPgZb
27/novembro -19h às 20h30
7€ (pagamento em numerário)
Local: Évora Hotel – Sala Diana
Avenida Túlio Espanca 7002-502 Évora
(mapa: goo.gl/dv63UC)

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Exposição " Um Olhar no mundo, o mundo num olhar"


Entre 24 de Novembro e 20 de Dezembro, estará patente na Biblioteca Municipal Luís de Camões, no Alvito, a exposição fotográfica " Um Olhar no mundo, o mundo num olhar ", da Alcaçovense Bárbara Matadinho.
Estas fotos foram tiradas no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, onde a autora viveu, entre 2013 e 2016.
Segundo a Bárbara Matadinho:
"Com tanta beleza e tantos bichos para fotografar, não tinha mãos a medir...."
"Esta é apenas uma partilha do que vi e o que cativou o meu coração."

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Cegonhas ( desenhos de José Bravo Rosa )





A cegonha-branca é uma das aves mais conhecidas da nossa fauna, sendo reconhecíveis por quase todos a sua tonalidade branca e preta e o seu característico bico vermelho.
A cegonha-branca é comum, sobretudo na metade sul do país. 
Existe um contingente residente, embora a maioria das aves seja migradora. 

A melhor altura para observar a espécie é durante a Primavera, quando os ninhos se encontram ocupados. 
Como se trata de uma ave bastante associada a meios humanizados, a sua 
detecção afigura-se bastante facilitada.



Trabalhos em Acrílico sobre Tela, da autoria de José Bravo Rosa.
https://www.facebook.com/bravopintura/