Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Mais um ano de actividades...
















Em 2019, o Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor, ao abrigo do Protocolo existente entre a Associação dos Amigos das Alcáçovas e a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, organizou as seguintes caminhadas gratuitas de divulgação do nosso concelho ( e arredores ):

12 JAN   -  Aguiar/ S. Bartolomeu do Outeiro
06 FEV   -  Portel
09 MAR -  Viana do Alentejo/ Água de Peixes
13 ABR  -  Viana do Alentejo/ Vila Nova da Baronia
11 MAI  -   Barragem Vale de Gaio / Rio de Moinhos ( Torrão)
08 JUN  -  Santiago do Escoural
30 JUN  -  Alcáçovas
14 JUL  -   Alcáçovas
27 JUL  -   Alcáçovas
18 AGO-   Alcáçovas
07 SET  -   Aguiar
22 SET  -   Viana do Alentejo
12 OUT -   S. Bartolomeu do Outeiro/ Oriola
09 NOV -   Vale Figueira ( S. Catarina de Sítimos )
07 DEZ  -   Alcáçovas

Também organizámos caminhadas a pedido de diversos Grupos de Caminheiros, tais como:
" Os Caminhadeiros " -  ( Lisboa )
" Grupo Desportivo Amigos do Arco" ( Amora-Seixal )
" Grupo de Caminheiros da Caixa Geral de Depósitos "  ( Lisboa )

 E, na parte que toca ao coleccionismo, organizámos  em 29JUN o 5º Encontro de Coleccionadores de Alcáçovas e duas " Feiras de  Velharias ", em 29JUN e 05OUT, no Jardim Público de Alcáçovas.
Emitimos também  8 séries de pacotes de açúcar coleccionáveis, tentando publiciitar ao máximo a nossa vila, sempre com motivos referentes a monumentos, património, restaurantes e outras empresas locais.
Para o próximo ano, tencionamos repetir este dinamismo, continuando a organizar caminhadas gratuitas todos os meses, um encontro coleccionista anual, duas Feiras de Velharias anuais e continuar a emissão de pacotes de açúcar temáticos.


segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Tourega












Muito próximo de Évora, existe um segredo bem guardado: as ruínas da vila Romana da Tourega.
Para quem goste da história da presença dos Romanos na península ibérica aconselho uma visita a este espaço, nem que seja para admirar a espectacular paisagem que circunda o recinto.
Uma dica, existe uma casa junto ao cemitério e aí podem pedir a chave para poderem passar por uma porta que dá acesso a estas ruínas. ( É gratuito )...

Existem caminhos rurais a contornar a pequena represa da Tourega e pode-se perfeitamente fazer uma agradável caminhada nesta área...




domingo, 29 de dezembro de 2019

Caça aos cogumelos











Apesar das condições climatéricas terem atrasado o seu aparecimento, já é possível ir ao campo e encontrar com facilidade as espécies mais apetecíveis de cogumelos silvestres. 
Fica o convite para saborear os fungos do “reino maravilhoso”, mas o alerta para a importância de ter a certeza absoluta na altura da apanha se o cogumelo em questão é mesmo dos comestíveis...

sábado, 28 de dezembro de 2019

Galeão " Botafogo"


"Por mares nunca dantes navegados"
Ao ouvir falar em "Botafogo", quase todos o relacionarão com um clube de futebol brasileiro. E outros, com um bairro do Rio de Janeiro. 
As duas referências são correctas e a sua origem é comum. Mas, como surgiu efectivamente este nome, que começou por ser uma alcunha?

Para isso, é necessário recuarmos alguns séculos atrás, à época dos descobrimentos, em que Portugal era a vanguarda da tecnologia e conhecimento marítimo, construindo os melhores e mais avançados navios do mundo.
O "Botafogo", alcunha conferida ao Galeão S. João Baptista, foi o mais temível e poderoso navio de guerra do séc. XVI, era português e dotado de um poder de fogo avassalador, sem rival à sua altura.
Importa referir, que o mestre artilheiro do galeão, o qual recebeu também a alcunha de Botafogo, se estabeleceu no Brasil após receber terras da coroa, as quais serão hoje um bairro do Rio de Janeiro e que aí tem sediado um conhecido clube de futebol, era Alentejano e do Distrito de Portalegre, um nobre natural da cidade de Elvas.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Limonadas Baluarte (Campo Maior )





Continuando a saga das garrafas pirogravadas alentejanas, partilhamos convosco a marca de Refrigerantes  "Baluarte ", de Campo Maior.
Estas limonadas foram fabricadas na fábrica de refrigerantes de António Lopes de Almeida e eram isentos de corantes e conservantes, produtos bacterologicamente puros, segundo reza o rótulo...

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Enoteca do Redondo











Associando a recuperação do antigo Celeiro do Povo, à ideia de criar um ambiente típico e requintado, onde se apreciem e desfrutem os prazeres de um bom vinho, nasceu em 2003 o espaço da Enoteca.
Aqui, o visitante encontrará algumas dezenas dos melhores vinhos do Alentejo, cujas castas - das autóctones às adoptadas - se fazem representar ao mais alto nível. E para acompanhar tão valioso néctar, são servidos em loiça tradicional de barro, os melhores queijos e enchidos da região. Sem esquecer naturalmente o saboroso pão alentejano.
A Enoteca visa aproximar o público consumidor à cultura do vinho e a tantas outras actividades e elementos culturais que lhe servem de sustentáculo, acompanhando as várias fases do processo: da vinha à mesa. Desta forma, pretende-se valorizar todo o legado eno-gastronómico da região. Aos apreciadores, é oferecido um espaço de eleição onde é possível encontrar produtos de primeira qualidade. 
Este, é um local acolhedor, onde o visitante se sentirá certamente em casa e onde poderá conhecer o que há de melhor em vinhos tintos e brancos, das melhores safras da região Alentejo.
É em suma, um espaço cultural criado para unir a arte da degustação à cultura da vinha e do vinho, integrado em pleno centro histórico da vila.