Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Fluviário de Mora














Em plena Estrada Nacional nº 2 , perto de Mora, este Fluviário é um local imprescindível para parar um pouco e fazer uma visita...
Estas são fotos da autoria do nosso compadre Renato Lourinho, que percorreu todo o trajecto da EN2 em Agosto...

O Fluviário de Mora é um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento da sua diversidade, importância e relação com a humanidade. Foi inaugurado a 21 de Março de 2007 e ao longo da visita ficará a conhecer algumas das espécies dulciaquícolas de Portugal da nascente até à foz, outras que ocorrem na Península Ibérica, e também da bacia hidrográfica do rio Amazonas e dos grandes lagos africanos do vale do Rift. Com a água doce como tema transversal a diversas áreas de conhecimento e culturas, a visita a este aquário é um local de sensibilização para cuidarmos desses ecossistemas que albergam uma enorme diversidade, apesar da água doce disponível em estado líquido à superfície constituir somente 0,01% de toda a água do planeta Terra.
http://www.fluviariomora.pt/


domingo, 30 de agosto de 2020

Caminhos de Santiago: de passagem em Alvito...








Os Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo atravessam dois territórios muito distintos: diferem nos costumes e tradições, na forma de viver das gentes, na cor das paisagens, nas experiências que proporcionam. Mas, ainda que diferentes,
partilham de uma genuinidade e singularidade que os tornam únicos e que os diferenciam de todos os outros que ajudam a definir as fronteiras do país...

Mais do que caminhar, é conhecer uma terra de paisagens que, ainda que diferentes, partilham o facto de serem únicas, repetindo-se apenas nas recordações que delas ficam.

Alvito foi conquistada aos mouros em 1234, mas os vestígios históricos desta vila alentejana remontam ao neolítico. Por lá passaram também os romanos, mas é já sob a égide do reino português que a vila ganha dimensão e importância, quer geográfica, quer populacional, sobretudo entre os séc. XV e XVI.

Disso mesmo são prova os dois ex-líbris de Alvito: o castelo – hoje transformado em pousada –, e a igreja matriz.
Se o edifício fortificado se distingue por ser um misto de arquitetura militar e residência apalaçada, onde se identificam influências islâmicas, góticas e manuelinas, já o templo cristão foi precisamente ampliado e embelezado durante esse período próspero. Hoje beneficia não só da sua monumentalidade, mas também do arranjo urbano do jardim que a envolve, tornando o local um sítio cómodo para passear ou descansar um pouco.




sábado, 29 de agosto de 2020

O Mar...




" O Mar "

Não é nenhum poema
O que vos vou dizer
Nem sei se vale a pena
Tentar-vos descrever

O mar, o mar

E eu aqui fui ficando
Só para o poder ver
E fui envelhecendo
Sem nunca o perceber

O mar, o mar

" O Mar " -  Madredeus
https://www.youtube.com/watch?v=YSe35k04UWc

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Free-Walk em Vila Nova da Baronia









Caminhar em regime free-walk já chegou ao Alentejo Central.
O Grupo pedestrianista Alcáçovas Outdoor organiza caminhadas em regime free-walk desde 2011.
Para participar nas nossas caminhadas basta aparecer...

Fotos da autoria do nosso compadre Fernando Quaresma, captadas numa caminhada free-walk na área de Vila Nova da Baronia em 2019.


O Turismo Natureza, nomeadamente os passeios pedestres, nos últimos anos têm vindo a ganhar um forte incremento a nível nacional e em particular na região Alentejo.

O Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor organiza caminhadas Free-Walk neste percurso.
Estejam atentos a este blogue...

Contacto para organização de caminhadas exclusivas: pacmen64@sapo.pt

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Insectozoo ( Vila Ruiva )


















No Insectozoo, em Vila Ruiva ( Cuba )
Num espaço museológico privado, uma visita ao mundo dos insectos sociais, tais como as vespas, as abelhas, as térmitas e as formigas. 

Simplesmente espectacular....
O João Pedro Capas é um autodidata que passou toda a sua vida estudando e conservando colónias destes insectos sociais. 
Este pequeno museu privado é o fruto da sua vontade de compreender estas espécies e, depois duma visita ao Insectozoo é garantido que o visitante passará a observar e a respeitar todos estes pequenos seres vivos que nos rodeiam...

E quem acha que nós seremos sempre a espécie dominante neste planeta está bem enganado...