Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Venha outro ano, que este já cá canta...






Este ano, o Grupo Pedestrianista Alcáçovas outdoor organizou 6 caminhadas gratuitas de divulgação.
11JAN -  Aguiar/ S. Bartolomeu do Outeiro
08FEV-   Alcáçovas / Barragem do Núncio
08MAR-   Alvito
20SET-   Alcáçovas
11OUT-   Viana do Alentejo
08NOV-   S. Bartolomeu do Outeiro
Não pudemos fazer mais, em virtude das regras anti-covid emanadas pela DGS...
No entanto, continuámos toda a actividade normal, ou seja, o nosso blogue "O melhor Alentejo do Mundo", continuou a ser actualizado todos os dias, tendo ultrapassado a média de 600 visualizações diárias e um milhão e trezentos mil visitantes desde que foi criado.
Também continuámos a prestar assistência a pequenos grupos de pedestrianistas que nos contactaram para sermos guias locais em caminhadas no nosso concelho ( e arredores )
E, ao longo do ano, fomos organizando recolhas de lixo em espaços naturais do concelho, nomeadamente em Vale Figueira, Ribeira de Alcáçovas, Barragem do Núncio, Barragem de Vale de Tanques e Barragem das Banhas.

Na parte que diz respeito ao coleccionismo, embora não tenha sido possível organizar a 5ª edição do Encontro coleccionista de Alcáçovas, continuámos a emitir séries de pacotes de açúcar coleccionáveis, ávidamente procuradas por coleccionadores desta temática, nacionais e estrangeiros.

Para o ano de 2021, tencionamos continuar a organizar caminhadas gratuitas de divulgação, assim como tudo o que já fazemos a bem da divulgação do nosso concelho, sempre que nos for permitido pela DGS.


2020, Ano desgraçado, vai-te embora e não voltes mais...

Bem vindo 2021!...


quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Um olhar sobre o Alentejo...


(...) 
O olhar de uma cidadã inglesa sobre o Alentejo dos nossos dias :

Eu gostaria de vos dar uma perspectiva diferente (do Alentejo) que espero que possam ter em consideração. Nós somos todos viajantes. Imaginem que estão a viajar de França, Inglaterra, América, África do Sul ou da Ásia. O vosso voo aterra em Beja. Sim, está aberto. Vocês estão cansados depois do vosso voo, mas estão ansiosos por conhecer Beja e o Alentejo.
O vosso amigo/amiga visitou há dez anos atrás e disse-vos como era bonito. As chegadas ao aeroporto de Beja são calmas e eficientes. A bagagem chegou. As expectativas de um óptimo tempo são atingidas. Agora, o hotel. Onde está o comboio? Ah, não há sistema de comboios moderno! Uma estação velha com comboios velhos situada numa parte degradada de Beja. Talvez podemos ir de carro. Onde está a auto-estrada? Não está acabada! Vocês têm de viajar por terras pequenas e estradas que não tem a devida manutenção.
Ok, nós aceitamos isto. Valerá a pena para poder experienciar a beleza do Alentejo. Onde está? A primeira impressão de Beja e do Alentejo são milhares de pequenas oliveiras alinhadas como soldados. Não são os bonitos prados com flores silvestres, pastores com cabras e ovelhas e os carvalhos cobertos de cortiça que dominam o horizonte. O que é que aconteceu?
Será que aterrámos nas plantações de óleo de palmeira que dizimaram terras na Indonésia, África e América Latina ou as plantações de açúcar na Guatemala? Certamente Portugal não se tornou numa vítima desta maldição/praga? OK, vamos beber o maravilhoso vinho do Alentejo. Encontramos um restaurante e sentamo-nos lá fora para saborear a cultura e a comida. Mas que raio de cheiro, o cheiro é horrível. Como é que nos podemos sentar lá fora com este cheiro sufocante?
Quando o cheiro chega lançado pelas chaminés das fábricas que libertam gases que não são vigiados e não há lei nenhuma para parar isto. Tentamos observar pássaros. Encontramos muitos pássaros mortos perto das oliveiras, mortos pela maquinaria. Procuramos flores silvestres. Encontramos terra envenenada por glifosato que se confirmou causar cancro em pessoas e que destrói a terra. Decidimos passear até à água. A água está contaminada por fertilizantes, não há abelhas ou insectos porque estes morreram devido aos insecticidas.
Para onde é que foi o Alentejo? Partimos para casa com o conhecimento que aconselhará outras pessoas no Trip Advisor que este não é lugar para visitar. O governo encorajou o desenvolvimento da indústria do azeite, sabem que vai destruir o turismo, o ambiente. A população vai diminuir, uma vez que as pessoas jovens irão embora, não haverá oportunidades de negócio uma vez que nenhuma empresa irá florescer.
O governo não precisa de investir em infra-estruturas, educação, hospitais ou o aeroporto de Beja uma vez que o Alentejo que existia há dez anos, já não existe mais. O que decidirem fazer irá determinar o futuro do Alentejo e de Portugal. Vão permitir a destruição da terra e da cultura da vossa região?
Daqui a dez anos irão olhar para o legado das vossas decisões? Vão ficar orgulhosos? Ou envergonhados?
(...)
Foto e texto copiados do Site: https://www.jornalistaruirosa.pt/
Autor: Rui Rosa

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Copofonias ...





Caros compadres e comadres, 
Não tenham dúvidas que esta vai ser a passagem de ano mais estúpida das nossas vidas... 
Sem poder conviver com os nossos amigos, os avós não podem ver os netos, os tios não podem estar com sobrinhos, os primos não podem visitar as primas e muito menos as vizinhas... etc, etc, etc.
Convenhamos, por um lado até vamos poupar umas notas valentes porque, de facto, não vamos ter nenhum sitio onde as gastar...
Sendo assim, para não termos ainda mais tédio do que já tivemos no resto do ano, deixamos aqui um conselho para os nossos compadres amigos: em época de festas, mas confinados em casa, nada melhor que dedicar algum tempo ao colecionismo...
Nada de se alambazarem com bolos e iguarias, o vosso peso vai-se ressentir...

Desta vez, recomendamos que deem alguma atenção aos copos...

E cuidado com eles, se conduzirem não bebam  !...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Pets & Equine Portrait ( By Jerónimo Coelho )






 Fotografar os nossos animais domésticos mais queridos...

Porque não?

Este é um dos trabalhos do nosso compadre Jerónimo Heitor Coelho, fotografo profissional, com estúdio em Évora.

https://www.facebook.com/JHCPhotographer



domingo, 27 de dezembro de 2020

Compostagem




 A compostagem é um processo biológico através do qual os microrganismos transformam a matéria orgânica (folhas, papel, restos de fruta e hortaliças) numa substância semelhante ao solo, à qual chamamos de composto.

Este composto, rico em nutrientes, melhora o crescimento das plantas, relvados e jardins.

Os resíduos que podem e devem ser compostados são, normalmente, classificados em "verdes” e ”castanhos” conforme o teor de humidade e a proporção de nutrientes.

Para que a compostagem decorra da melhor forma, é fundamental ter a maior diversidade de resíduos possível, numa proporção igual de verdes e castanhos.

A compostagem é uma saída para lá de sustentável se você pretende dar um outro fim ao lixo orgânico produzido em casa. A técnica, que vem ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo, consiste na reciclagem de resíduos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, trapos de tecido, serragem, entre outros), promovida por seres invertebrados, como as minhocas, e microorganismos que transformam os restos em um adubo de ótima qualidade.


sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Feliz Natal !...


 A Associação dos Amigos das Alcáçovas e o Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor desejam a todos vós Feliz Natal e Próspero Ano Novo !...

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Agro Divor





















 Fotografar ruínas é uma das minhas maiores maluquices...

Em Igrejinha, no complexo fabril da extinta AGRO-DIVOR...
A empresa fechou há cerca de 20 anos e agora nestas instalações reina o silêncio total...
Mas é claro que, para quem gostar de fotografar ruínas, este local é uma visão até bastante agradável e apelativa...
Há gostos para tudo...

Fotos e texto da autoria do nosso compadre Pacmen64.