Páginas

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Restaurante Sem fim (Antigo Lagar de Azeite do Telheiro)


“-Sempre gostei deste edifício, ainda lá entreguei azeitonas.” Doze  anos depois de chegar a Monsaraz, o Gil comprou o lagar do Telheiro. Do gosto pelo sítio, ao gosto de aqui comer, foram dois anos de obra e um projecto de fazer crescer água na boca.
Começou então a vida do Sem-Fim, um restaurante onde um artista, Gil Kalisvaart e uma restauradora, Arlinda Ribeiro, reproduziram os gostos da terra, recriaram paladares do mundo. Um espaço de arqueologia industrial onde a vida se manteve, ou não seja o azeite uma Alquimia.
Abrem-se as prensas a  quadros, ora frescos ora ausentes, e vêm outros que as pintam para que o olhar de quem chega perceba que aqui os sentidos se apuram até ao sabor final.
Uma viagem diferente num sítio distante que fica tão próximo, o Alentejo, o nosso mito mais bem guardado. Não tenha ele, na zona de Évora, fixado os primeiros homens naquela que é uma das grandes concentrações de civilização megalítica. Deixaram pela planície as marcas quase eternas da vida e da morte.
A “Margia” que se sente sempre, seja pela calma que acalma, pelo cante dos homens à volta do petisco, ou pela agitação de uma cigarra.
Mas o tempo não chega para tudo e foi tempo de mudar. Após oito anos de trabalho dividido entre as Artes outras e a gastronomia, o processo passou de mãos e o Tiago e a Glória quiseram continuar o Sem Fim.
Prevalece a vontade de não deixar ficar esta terra sem gente, gente nova que respeita o sítio porque cresceu com ele e o quer ver com vida. Sabem o que a terra custa e valorizam a continuidade.
E veio a família, a Lua e o Gil Jan que crescem entre as prensas e os tachos, as obras do avô, os insectos da Mãe, as efémeras “d’Alinda”, as brincadeiras das primas, as mantas da avó, o jardim da tia e os Montes que deixam crescer as ervas que dão aroma aos cozinhados e as delícias de cada época. Um SF de coisas boas.


Restaurante Sem Fim,
Rua das Flores, 6A,Telheiro
7200-181 Monsaraz

telf. +351 96 265 37 11
email. tiago@sem-fim.com 

 GPS. 38.454563, -7.38116

 



Mesmo no sopé de Monsaraz, na aldeia do Telheiro, um antigo lagar de azeite foi transformado em restaurante-museu. Vale a pena fazer o desvio e visitar esta obra prima. Além disso, o compadre Tiago, dono deste espaço genial, organiza sessões de observação noturna de estrelas (visto esta região do Grande lago Alqueva ser conhecida pelas soberbas potencialidades Dark Sky) e também possui um veleiro de aluguer para eventos em pleno Lago.
Restaurante Sem-Fim no Facebook: https://www.facebook.com/semfim?fref=ts
 

1 comentário:

  1. Fiquei uma destas noites num destes Montes Alentejanos com quartos em AL. Alguns restaurantes foram-me recomendados para possível refeição ligeira. Optei pelo Sem Fim e saí de lá com enorme vontade de lá voltar! Mas quando voltar será certamente com apetite pois o Sem Fim exige comensais preparados para a festa gastronómica que nos oferece! Um hino à comida alentejana!

    ResponderEliminar