Ermida de São Brás ou de Nossa Senhora da Rocha
Situada no Rossio de São Brás, actualmente Jardim da Piscina.
Foi a sexta Igreja a ser construída na povoação, data do séc. XVI, mas não se sabe ao certo a sua fundação, sabe-se apenas que já existia em 1585.
Em 1660 construíram-se casas de agasalho para os romeiros que vinham pela fama de São Brás. Entre 1722 e 1952 houve obras de remodelação.
O povo chama-lhe Nossa Senhora da Conceição da Rocha, pois reza a tradição que a imagem da Nossa Senhora da Conceição apareceu numa rocha junto ao litoral e só depois foi para aqui trazida.
É um pequeno templo pintado de branco com barrões vermelhos olhando o Ocidente.
O alpendre que antecede à fachada tem 3 arcos de volta perfeita de impostos salientes.
Cimalha com frontão curvo ladeado por 2 torres sineiras em remate piramidal.
O alpendre que antecede a fachada tem 3 arcos de volta perfeita, ma gradaria de ferro fecha o alpendre.
Belo portal manuelino, arco trilobado, ornamentado a romãs em baixo relevo que ilumina a fachada do templo. É tudo o que resta do paço quinhentista que o infante D. Luís, filho de D. Manuel I, que possuía na vila de Cuba. Porta de madeira almofadada.
A cabeceira é rematada por uma cúpula encimada com lanternim.
Os contrafortes laterais são totalmente cobertos pelas antigas casas dos romeiros, hoje casas de habitação.
É um templo de uma só nave, planta rectangular com cúpula com lanternim, é a única fonte de luz. O altar é de estuque marmoreado, séc. XVIII, arte neoclássica.
Sobre o trono, nicho central venera-se a padroeira. Imagem Nossa Senhora da Conceição da Rocha, de 20 cm apenas de altura, sobre um pedestal de madeira prateado, pintada com um manto salpicado de azul, coroa em meia lua e em prata.
Também a imagem de São Brás, em madeira pintada com túnica branca e manto e mitra vermelhos com olhos de vidro, 80 cm de altura.
| |
Páginas
▼
Sem comentários:
Enviar um comentário