Páginas

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Castelo de Valongo ( Évora )










Conhecem este Castelo?
Fica em Évora.
Infelizmente está num estado lastimoso e sempre fechado.
Pode ter sido um Forte romano, numa das torres temos uma Qubba islâmica, com grafitos em arábico e tudo, tem uma escada espectacular na torre de menagem já portuguesa.













O Castelo de Valongo, igualmente conhecido como Castelo Real de Montoito, situa-se em pleno concelho de Évora, na região sul de Portugal.
Ergue-se junto de um ribeiro na chamada Herdade da Grã, pertencente à freguesia de Nossa Senhora de Machede. Esta pequena localidade pode ser encontrada a cerca de 35 quilómetros da cidade de Évora, no caminho entre Montoito e Valongo.
A construção e a História do Castelo de Valongo são bastante incertas. Na verdade, muitos sugerem que não se possa determinar com exatidão a sua data de edificação. Ainda assim, sabe-se que a sua fundação se deve à conquista de Évora pelos mouros e alguns especialistas acreditam que a sua construção data de 1283.
De acordo com a documentação disponível, é possível afirmar que, no ano de 1285, os descendentes de D. João Peres de Aboim o venderam à filha ilegítima de D. Afonso III, D. Leonor Afonso.
O Castelo de Valongo mantém-se, atualmente, como um dos mais raros exemplares da arquitetura militar da época medieval, embora se encontra, no momento, em ruínas. O edifício tinha, além das funções militares, também a de paço senhorial. Sofreu algumas remodelações, ao longo do tempo. Em Junho de 1910, foi classificado como Monumento Nacional.
Fotos da autoria do nosso compadre Luís Lobato de Faria ( Monte da Fonte Santa, Alandroal)

Sem comentários:

Enviar um comentário