Páginas

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Oriola










A povoação de Oriola, hoje aldeia do Concelho de Portel, foi Vila e sede de Concelho até 1836. O seu primeiro donatário foi João Moniz, clérigo e tesoureiro-mor do rei Afonso III, e o seu último, D. Luís Lobo da Silveira, 7º Barão de Alvito. 
No ano de 1282 recebeu foral dado por D. Dinis, e ampliado em 1516 por D. Manuel I. 
Possuía este Concelho duas paróquias a de Nossa Senhora da Assunção do Bomalbergue, à volta da qual se desenvolveu a primeira povoação, e a de S. Bartolomeu do Outeiro ou Oriola de Cima. 
A importância da Vila de Oriola pode ter raízes no período Romano já que, na sua área, se encontram vestígios da ocupação romana e Pinho Leal explica a sua origem toponímica como derivação de Auréola ou Aurea Ora (zona de minas de ouro). 
A Igreja Matriz de orago a Nossa Senhora da Assunção, localizada fora da povoação na Herdade das Torres antigamente chamada Herdade das Represas, já existia em 1270. Da feição medieval do templete nada resta, já que foi totalmente reconstruída no Séc.: XVI. 
A Vila de Oriola, como sede de Concelho, possuía Paço de Audiências, instalações hoje ocupadas pela Junta de Freguesia, e celeiro comum. Possuí ainda esta povoação a Ermida de S. Lourenço situada na rua do mesmo nome.

Fonte: C.M. Portel

Sem comentários:

Enviar um comentário