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quarta-feira, 28 de agosto de 2019
Na antiga ponte ferroviária do Guadiana
A Ponte do Guadiana, também conhecida por Ponte Ferroviária do Guadiana, é uma infraestrutura rodo-ferroviária no Concelho de Beja, que transportava o Ramal de Moura e a Estrada Nacional 260 sobre o Rio Guadiana, encontra-se encerrada ao serviço, para ambos os tipos de tráfego.
A ponte localiza-se na freguesia de Quintos, ao PK 24,7 do Ramal de Moura.
Transportava uma via única mista rodo-ferroviária. Apresenta um tabuleiro tabuleiro metálico com 277 m de comprimento, assente em sete pilares de pedra.
A ponte foi, pela primeira vez, atravessada por uma locomotiva em 22 de Março de 1878, tendo sido aberta ao serviço em 20 de Abril do mesmo ano, quando foi inaugurada a ligação à Estação de Serpa-Brinches, na Linha do Sueste (posteriormente renomeada para Ramal de Moura).
Devido ao facto do transporte rodoviário exceder a capacidade da ponte, foi construída, na Década de 1970, uma nova ponte rodoviária, sendo interdito o trânsito na ponte antiga; e, em 1990, foram suspensos todos os serviços ferroviários no Ramal de Moura.
Fotos da autoria do nosso compadre José Carlos Igreja...
A nossa inércia que permite a humilhação permanente de Portugal e da sua cultura, por permitirmos a utilização de uma palavra castelhana (vulgo, espanhola) na identificação do nosso rio Odiana, com a agravante do estado espanhol estar ocupando o Município português alentejano de Olivença .
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