Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Compadre Javali








javali (Sus scrofa) é um mamífero artiodactyla (animais ungulados - com número par de dedos na pata), pertencente à família suidae. Esta espécie é originária da Europa e da Ásia, mas foi introduzida em vários lugares do mundo e hoje existe em todos os continentes, só não está presente na Antártida. A subespécie mais comum é a Sus scrofa scrofa (Javali-europeu) e Sus scrofa domesticus (porco doméstico).
Habitam diversos tipos de ambiente. Adaptaram-se ao calor e ao frio, apesar de preferirem temperaturas amenas. Vivem desde savanas, áreas florestais, áreas agrícolas, pântanos, até áreas com temperatura severa e neve. Mas precisam de vegetação para se esconder dos predadores e água por perto.

Os javalis variam seu peso, conforme a disponibilidade de recursos da área em que vivem, mas um macho pode pesar até 270 kg e uma fêmea até 200 kg. Podem atingir um metro de altura e até 2 metros de comprimento, contando com a cauda. Já foi registrado indivíduos com mais de 300 kg.
Possuem caninos superiores voltados para cima, chegando a medir 12 cm para fora da boca. Os machos possuem caninos maiores, que são utilizados para competir com outros machos e para se defenderem contra predadores. São animais fortes, que podem levantar estruturas de 50 Kg. É onívoro e fuça o dia todo em busca de frutos, raízes, sementes, matéria vegetal em geral. Tomam banho de lama para regular a temperatura corpórea, uma vez que não possuem glândulas sudoríparas, para proteção contra insetos e parasitas e podem usar dos odores da lama para relações sociais e estratégias reprodutivas. Alimentam-se geralmente no anoitecer, mas podem fazer também durante o dia.
Aqui no Alentejo, são uma espécie bem representada, sendo abundantes em certas áreas, onde podem ser caçados...

Fotos copiadas da internet, autores desconhecidos...

Sem comentários:

Enviar um comentário