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sexta-feira, 19 de junho de 2020

Estação Ferroviária de Estremoz






Estação Ferroviária de Estremoz é uma antiga interface da Linha de Évora e dos Ramais de Vila Viçosa e Portalegre, que servia a localidade de Estremoz. Foi inaugurada em 1905, encerrada ao tráfego de passageiros em 1990 e ao tráfego de mercadorias em 2009.
O caminho-de-ferro (proveniente de Évora e da área metropolitana de Lisboa) chegou ao município de Estremoz em 1873, com a abertura de uma estação ferroviária a 3 km de Estremoz, estação essa que então era o terminal provisório da linha proveniente de Évora (a Linha de Évora). Na altura, existiam projetos para prolongar essa Linha até à Linha do Leste, mas a diretriz que deveria seguir foi discutida ao longo das décadas seguintes. Em 1898 foi decidido que a linha Évora–Estremoz deveria entroncar com a Linha do Leste em Elvas e em 1 de Agosto de 1905 foi aberto o primeiro troço desse prolongamento, entre a estação original de Estremoz e Vila Viçosa. Nesse troço estava incluída a nova estação de Estremoz — tema deste artigo —, estação essa que se localizava muito mais próxima da vila. Com efeito, a estação original de Estremoz foi renomeada para Ameixial. Em 1925, a estação ferroviária de Estremoz tornou-se num entroncamento ferroviário, com abertura do primeiro troço do Ramal de Portalegre, entre Estremoz e Sousel. O projeto para prolongar a Linha de Évora desde Vila Viçosa até Elvas acabou por ser abandonado, mas o projeto do Ramal de Portalegre continuou; esta linha chegou a Portalegre e (à Linha do Leste) em 1949.
Em 1 de Janeiro de 1990 foi encerrado o Ramal de Portalegre e terminou o tráfego de passageiros entre Évora, Estremoz e Vila Viçosa. O troço Estremoz–Vila Viçosa foi encerrado alguns anos depois, pelo que Estremoz se tornou num terminal ferroviário. O tráfego de mercadorias manteve-se nas décadas de 1990 e 2000 até ao encerramento do troço Évora–Estremoz em 2009.
Texto: Wikipédia

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