quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Praia de Morgavel













                                            Foto reportagem: Praia de Morgavel.

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

terça-feira, 19 de agosto de 2025

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Os Negros do Sado


 A presença de negros em Portugal está atestada desde o século XV, fruto da expansão marítima portuguesa, iniciada na primeira metade do século XV e a sua presença no Alentejo, nomeadamente no Vale do Sado tem sido objecto de vários estudos relacionados com a sua resistência a certas doenças, como o paludismo que afectavam a população branca.

Julga-se que seria um colonato de escravos, ai estabelecido por serem supostamente imunes ao paludismo, localmente conhecido por febre terçã ou sezões, um mal endémico que durante séculos deixou o território desabitado, eram terrenos insalubres, rodeados de charnecas e pântanos. Traços negroides esses ainda identificáveis nalguns moradores das povoações das margens do rio Sado: cabelo encarapinhado, pele morena, lábios grossos e nariz largo, nomeadamente em Alcácer do Sal, São Romão de Sádão, Rio de Moinhos e São João dos Negrilhos entre outros.
Já José Leite de Vasconcelos na sua obra Etnologia Portuguesa, de 1933, se refere aos mulatos da ribeira do Sado e descreve-os como de pele escura, cabelo encarapinhado e nítidos traços negroides. Tanto os registos paroquiais como os da Inquisição dão notícia de no século XVI, viverem pessoas negras e mestiços nesta região.
"Ó Sado, Sadeta
Meus olhos não viram
Tanta gente preta.
Quem quiser ver moças
Da cor do carvão
Vá dar um passeio
Até São Romão."

domingo, 17 de agosto de 2025

Sines










                                                                 Foto reportagem: Sines

sábado, 16 de agosto de 2025

As longas noites de Aguiar
















 Em 09AGO25, o grupo pedestrianista Alcáçovas Outdoor organizou mais uma caminhada noturna, desta vez na área de Aguiar. Agradecemos á Quinta do Grilo, nossa parceira, a hospitalidade com que nos receberam no convívio final após esta caminhada. 

Fotos: José Grilo