Catálogo dos Pacotes de Açúcar Alcáçovas Outdoor








Tudo começou em Dezembro de 2014, quando o Projeto Alcáçovas Outdoor Trails encomendou á Mysugar a sua primeira série de pacotes de açúcar publicitários.
Depois desta, seguiram-se outras quatro séries, dedicadas aos nossos cartazes de algumas das caminhadas gratuitas de divulgação que aconteceram durante o ano de 2014...

Depois destes cinco conjuntos de dois pacotes, em meados de 2015, começámos a homenagear os Mestres Chocalheiros de Alcáçovas, sabendo de antemão que a Candidatura da Arte Chocalheira a Património Imaterial da Humanidade estaria para breve. Deste tema, emitimos seis séries de dois pacotes cada:






Entretanto, em Junho de 2015, surgiu a ideia de organizar um encontro de coleccionadores em Alcáçovas. Com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, surgiu uma série de 6 pacotes e um pacote individual de Boas Vindas a Alcáçovas:



Entretanto, fizemos a emissão de um pacote individual, alusivo ao livro sobre o Convento de Nª Sra da Esperança, da autoria do historiador alcaçovense e guia local do nosso Projeto,  o nosso companheiro e amigo Nuno Grave:


Depois, ao longo de 2016, foi a vez de publicitarmos os principais turismos rurais de Alcáçovas, em três séries de dois pacotes:




O êxito do 1ª encontro de coleccionadores de Alcáçovas foi tão grande, que em Junho de 2016, organizámos o 2ª Encontro, novamente com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas e da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, oferecendo aos nossos participantes uma série de 6 pacotes e um pacote individual de Boas Vindas:



Também foram emitidos vários pacotes individuais, alusivos a empresas locais muito dinâmicas e empreendedoras, que têm apoiado o Projeto Alcáçovas Outdoor Trails de variadas formas:







E, em 2015 e 2016, também fizemos publicidade á Mostra de Doçaria de Alcáçovas, que ocorre no 1º fim de semana de Dezembro :


E, "puxando a brasa á nossa sardinha", temos feito publicidade ao Projeto Alcáçovas Outdoor Trails:




E divulgámos a restauração e abertura ao público do Paço dos Henriques:

Em final de Fevereiro de 2017, editámos uma série de dois pacotes, "Igreja Matriz do Salvador de Alcáçovas":


E um pacote individual, "Snack-Bar São Pedro":


Em Março de 2017, foi a vez de promovermos o Santuário de Nª Sra d' Aires (Viana do Alentejo), o maior templo de culto Mariano a Sul do Rio Tejo.


Em Abril de 2017, continuamos a divulgar o património Religioso e os negócios locais. Desta vez, a Ermida do Senhor da Pedra e o Atelier de Máscaras de Cortiça Pára e Pensa foram os eleitos:



Em Maio de 2017, a Escola Primária de Alcáçovas e o Restaurante " A Fonte" foram os homenageados em pacotes de açúcar.

Em 17JUN17, organizámos o 3ª Encontro de Coleccionadores em Alcáçovas e oferecemos uma série de 7 pacotes Mysugar a todos os participantes. Acontece que existe também uma segunda emissão desta série, que veio com alguns erros de impressão e de numeração, que podemos considerar ser uma série diferente:



As novidades de Agosto de 2017 do Proj. Alcáçovas Outdoor foram:
Série "Rotunda do Chocalho" e pacote individual "AAA"







Em Setembro de 2017, demos primazia aos Azulejos de Alcáçovas, emitindo uma série composta por três pacotes com azulejos existentes na Rua de Alcácer, no Convento de Nª Sra da Esperança e na Igreja Matriz:


Em final de Outubro de 2017, a nossa divulgação foi vocacionada para o Ex-Libris de Alcáçovas: O Jardim das Conchas.  Também quisemos homenagear o comércio local, através dum pacote individual alusivo á Drogaria Pajote:




Muitos dos participantes das caminhadas e passeios do Proj. Alcáçovas Outdoor Trails adoram fotografar todos os tipos de ruínas. Em Dezembro, a série de pacotes emitida é uma homenagem a estes eco-turistas e, desde já, fica aqui um desafio: Portas antigas de Alcáçovas, um percurso pedestre a explorar...



No final do mês de Janeiro de 2018, o Projeto Alcáçovas Outdoor Trails lançou mais uma  uma série de 3 unidades, alusiva ao tema: " O Tratado das Alcáçovas visto pelas nossas crianças", desenhos de alunos da escola JI/EB desta vila e que estiveram em exposição no Jardim das Conchas durante o Verão de 2017.


Em Março de 2018, o Projeto Alcáçovas Outdoor Trails emitiu mais uma série de três pacotes de açúcar coleccionáveis, " A Floresta de Montado é o verdadeiro tesouro do Alentejo.".

O montado de sobro é um dos mais ricos ecossistemas do mundo. Portugal concentra 34 por cento da área mundial, o correspondente a uma área de 736 mil hectares e 23 por cento da floresta nacional. Portugal possui a maior área do mundo de montado de sobro.


As florestas de sobreiros são um ecossistema muito particular, tal como os vinhedos do vale do Douro ou a mata Atlântica no Brasil, de delicado equilíbrio e que subsiste apenas na bacia mediterrânica, sobretudo nas regiões a sul da Península Ibérica e com influência atlântica como é o caso de Portugal, o país que se orgulha de possuir a maior extensão de sobreiros do mundo. Desenvolvem-se desde o nível do mar até 500 metros de altitude nos climas quentes e húmidos da bacia mediterrânica, em especial nas regiões meridionais da Península Ibérica influenciadas pelo Oceano Atlântico.



Em Abril de 2018, emitimos uma série de 3 pacotes, com o tema: Alcáçovas, terra de tradições.
Com fotos da nossa comadre Anabela das Dores, retratam alguns dos adereços típicos das mulheres trabalhadoras alentejanas: Chapéu, talego e ramo de espigas. 
O grupo de cante feminino "Paz e Unidade" de Alcáçovas é aqui também homenageado:


Em Junho de 2018,  a nossa divulgação em pacotes de açúcar foi vocacionada para o Projeto Alcáçovas Outdoor Trails, que comemora 7 anos de existência: São 3 pacotes individuais, com cartazes de caminhadas efectuadas em 2016 e 2017.




Em 16 de Junho, coincidindo com a Semana Cultural de Alcáçovas, organizou-se o 4º Encontro de colecionismo " Vila das Alcáçovas "e, como não podia deixar de ser, foi oferecida aos nossos participantes uma série de 5 pacotes e um individual, com o tema: "Alcáçovas, património visto pelas crianças."




Em JULHO de 2018, a nossa série é de 3 pacotes.
São 3 fotos da pequena represa situada junto a Alcáçovas: Vale de Tanques, um local aprazível onde existe um pequeno parque de merendas e onde se podem passar bons momentos com amigos e família...


Em Setembro de 2018, continuámos a saga dos cartazes da nossas caminhadas, com a uma nova série, composta por 3 pacotinhos de açucar : Cartazes do Projeto Alcáçovas Outdoor VII:




A Associação dos Amigos das Alcáçovas, através do seu Projeto Alcáçovas Outdoor Trails, continua a promover Alcáçovas através da emissão de pacotes de açúcar coleccionáveis. Na ultima emissão deste ano, homenageamos o grupo de Cante "Paz e Unidade".
Fotos: Joaquim Filipe Bacalas / C.M. Viana do Alentejo.
E aproveitamos para desejar a todos os nossos amigos e clientes, Boas Festas !...






As chaminés no Alentejo são verdadeiras obras de arte. A chaminé alentejana é o centro da casa, o local de reunião da família, onde se cozinha, come e contam histórias. O resto da casa desenvolve-se em volta da chaminé, por vezes só mais uma divisão. 
Não estão estudadas, não têm qualquer protecção legal e infelizmente a maior parte delas está em avançado estado de degradação.
Em Janeiro de 2019, emitimos uma série de 3 pacotes, convidando todos a vir percorrer as ruas de Alcáçovas, fotografando as nossas chaminés...

Em Fevereiro de 2019, a Casa Maria Vitória foi o tema escolhido para a nossa nova série.
Este nosso parceiro comercial é o principal empregador privado de Alcáçovas, dando trabalho a cerca de 70 pessoas, sendo, sem qualquer dúvida, a PME mais importante da nossa vila.



Em Março de 2019, a nossa emissão de pacotes de açúcar coleccionáveis continuou a promover as caminhadas do Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor, emitindo uma série com 3 dos cartazes dos seus eventos.
( Cartazes do Projeto Alcáçovas Outdoor VIII )
Desde 2011, altura em que foi concebido, este pequeno grupo pedestrianista já atraiu milhares de eco-turistas ao concelho de Viana do Alentejo e concelhos limítrofes...
Podem seguir as nossas caminhadas e passeios pedestres através do nosso grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/185425694895955/



Em Maio de 2019, decidimos lançar uma série de dois pacotes, homenagem a todos os que viveram em montes alentejanos O monte escolhido foi o Monte do Porto da Ribeira, actualmente em ruínas.
Também promovemos o comércio local, com o lançamento de um pacote de publicidade ao Restaurante " O Barrela ".



Em 15JUN, oferecemos a todos os participantes do 5º Encontro de colecionadores " Vila das Alcáçovas" uma série de 6 pacotes alusivos á poesia popular alentejana :



Em Julho de 2019, fazemos uma justa homenagem a todos os que viveram em montes alentejanos, emitindo uma série de dois pacotes. O monte escolhido desta vez foi o Monte das Herdades, actualmente um Resort Rural de luxo..
Também promovemos o comércio local, com o lançamento de um pacote de publicidade ao Mel do produtor António Pisco.






Em Setembro de 2019, emitimos uma série de dois pacotes com o tema :
 " Montes alentejanos em ruínas III ", desta vez com fotos alusivas ao Monte Seixo da Oliveira.
Esta iniciativa é uma forma de homenagear todos aqueles que, no passado, viveram em Montes alentejanos.
Também foi emitido um pacote individual alusivo ao Restaurante " O Chocalho ", local sobejamente conhecido por todos os que apreciam boa comida alentejana...






Em Novembro de 2019,  lançámos uma série de três pacotes alusivos ao tema dos Cartazes das caminhadas do Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdor, com os números 10, 11 e 12. ( Série IX dos Cartazes ).
Desde 2011, este projeto de dinamização local já atraiu milhares de eco-turistas ao Concelho de Viana do Alentejo  ( e arredores ), tendo organizado mais de 300 caminhadas e passeios pedestres ao longo da sua existência.
O Projeto Alcáçovas Outdoor Trails tem o apoio da Câmara Municipal de Viana do Alentejo desde 2012, ao abrigo de um protocolo existente com a Associação dos Amigos das Alcáçovas...




A quantos namoros terão assistido estas janelas?
Se elas falassem, decerto muito teriam para contar...
Em Janeiro de 2020, a Associação dos Amigos das Alcáçovas lançou mais uma série de três pacotes de açúcar coleccionáveis, desta vez com o tema: " Janelas de Alcáçovas ".

Em Março de 2020, a Fonte Santa, fonte de águas medicinais, outrora um local muito procurado pelos Alcaçovenses, foi o tema para uma nova série de três pacotes:

Em Junho de 2020 lançámos uma série de três pacotes de açúcar coleccionáveis, desta vez alusivos ao Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor, criado em 2011 com a finalidade de organizar caminhadas e passeios pedestres no concelho de Viana do Alentejo e arredores..
Compadres, venham caminhar para o Alentejo, mas respeitem as regras anti-covid e tenham cuidado com as formigas...

Em Setembro de 2020, lançámos a série IV dos Montes Alentejanos em ruínas e um pacote individual com publicidade ao Atelier Pára e Pensa...



Por muito pouco seja original e ecológico !... Orgulhe-se do que é genuinamente Português...

Em Novembro de 2020, a Associação dos Amigos das Alcáçovas lançou mais uma série de pacotes de açúcar colecionáveis, desta vez dedicada aos Talegos, sacos de pano que eram utilizados antigamente para guardar o pão...

Em Janeiro de 2021, a Associação dos Amigos das Alcáçovas lançou mais uma série de três pacotes de açúcar colecionáveis, com o intuito de atrair visitantes á Estrada Nacional Nº2, a estrada que atravessa Portugal de Norte a Sul, entre Chaves e Faro...

Consuma Portugal, Visite Portugal, Viva Portugal !...

Em Março de 2021, lançámos uma série dedicada ao nosso amigo Guerreiro, artesão local de Alcáçovas:


Não nos destruam o Montado !...
O Montado é o ecosistema perfeito para o Alentejo, não o substituam por monoculturas intensivas !
Série de 3 pacotes coleccionáveis, emitida em 24MAI2021...


Alcáçovas Outdoor, 10 Anos de caminhadas.
Abr11-Abr21.
Voltaremos a caminhar todos juntos, muitos quilómetros de maus caminhos nos esperam...
Série emitida em 23JUL2021.

Em 10 anos de caminhadas e passeios pedestres, fomos responsáveis por atrair milhares de ecoturistas ao nosso concelho e concelhos limítrofes.
Caminhar é o nosso desporto, receber é a nossa ambição...
Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor Trails, levamos ecoturistas aonde mais ninguém leva ...
Série emitida em Setembro de 2021.

Em Novembro de 2021, lançámos uma nova série com fotografias dos nossos participantes em passeios fotográficos na vila: 

Olhares de Alcáçovas I. 

Desta vez as fotos são da autoria de José Manuel Costa.


Começando o ano de 2022, lançámos em Janeiro a segunda série com fotos dos nossos participantes nas caminhadas, Olhares de Alcáçovas II, desta vez as fotos eleitas são da autoria da Anabela Fialho:

Continuando as séries " Olhares de Alcáçovas ", a terceira emissão foi emitida em final de Março de 2022 tendo por base fotos do nosso compadre Mário Grave, participante em passeios fotográficos na nossa vila.
11 anos de caminhadas...
Parece fácil, mas andar pelo Alentejo Rural de mochila ás costas não é para todos...
Para comemorar, lançámos em final de Maio de 2022 uma nova emissão de pacotinhos...

Continuando a saga "Olhares de Alcáçovas", a Associação dos Amigos das Alcáçovas emitiu uma nova série em meados de JULHO de 2022, a IV, desta vez com desenhos da autoria de Alcáçovas Urban Sketchers...

Em Setembro de 2022, saiu uma nova série de pacotes de açúcar colecionáveis. Desta vez, com Aguarelas da autoria do pintor Alcaçovense Feliciano Cupido., que nos deixou recentemente...

O Montado tem de ser protegido a todo o custo...
Este eco sistema único, que evoluiu ao longo dos séculos adaptando-se ao clima do Sul da Península Ibérica não devia estar a ser substituído por monoculturas intensivas que destroem os solos e contaminam as águas subterrâneas...
Em Novembro de 2022, lançámos uma emissão de pacotes de açúcar colecionáveis em defesa da Natureza e do Montado Alentejano...

Continuando a defesa do Montado, em Janeiro de 2023 emitimos uma série subordinada ao tema da Pastorícia.

Em Março de 2023, festejando os nosso doze anos de caminhadas, emitimos uma série com Acrílicos da autoria de Teresa Meira, participante habitual das mesmas.

Em Maio de 2023 lançámos uma nova série com ilustrações de Urban Sketchers que nos visitaram em 03SET22: ( A ) Riscar o Património I :

Em Julho de 2023, emitimos a segunda série de ( A) Riscar o Património, com ilustrações de Urban Sketchers que nos visitaram em 03SET22.

Em Setembro de 2023, foi a vez de lançarmos uma nova série, com Cartazes da Feira de Velharias.


Para nós, o nosso amigo Feliciano Cupido, que tão bem retratou o Alentejo, é digno doutra sentida homenagem.
Em Novembro de 2023, emitimos uma série com três dos seus quadros:

Em Janeiro de 2024, emitimos uma nova série com acrílicos da autoria da pintora Alcaçovense Bela Mestre.

Temos outros pacotes encomendados á nossa empresa parceira POW.

Estes pacotes são embalados em Portugal e destinam-se a um público-alvo: os colecionadores temáticos de pacotes de açúcar...
A todos vós, (vocês sabem a quem me refiro), que têm apoiado o Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor através da compra destes pacotes, o nosso grande Bem Hajam !...
Encomendas e informações: pacmen64@sapo.pt

Data da ultima atualização: 25JAN24

1 comentário: