quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Até pró ano ! ...








Este ano já passou e perspectiva-se um 2015 que vai continuar a pôr todos os Portugueses á prova!..
Os nossos pensamentos estão, sobretudo, com todos aqueles que tiveram de partir em busca de um futuro melhor, abandonando as suas terras de origem e que, com o seu trabalho, estão a contribuir para o progresso de outras paragens e outros povos.
Acreditamos que Portugal tem formas de se auto-sustentar e conseguir ultrapassar a gigantesca armadilha para onde nos atiraram.
As nossas caminhadas são uma forma gratuita de divulgação deste cantinho do Alentejo, das nossas vilas e aldeias perdidas na planura, mas, para os que estão longe e não podem vir caminhar conosco,  existe este blog que é visto por uma crescente comunidade lusa que se encontra espalhada por todo o Mundo e, se depender de nós, continuaremos sempre a publicar fotos e textos alusivos ao nosso Alentejo, esperando que, com isso, possamos mitigar um pouco as vossas saudades deste jardim á beira-mar plantado.
Um Grande Bem-Hajam pelas inúmeras provas de apoio e carinho que nos têm demonstrado!...
Desejamos a todos os nossos seguidores um Próspero Ano 2015 !...

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Beja, a capital do Baixo Alentejo.

É linda, esta fachada...

Beja Medieval...

Recanto na Mouraria de Beja

Portas de Moura.

Este estava meio desconfiado com o fotografo...

Rua tipica na Mouraria de Beja.
Quando se passa junto á cidade nova, construida nos ultimos 30 anos, não conseguimos imaginar que Beja tem tanta história para contar.
Esta cidade já existia quando os Romanos lhe chamaram " Pax Júlia". 
Da próxima vez que passar por Beja, reserve um tempinho para passear nas ruas da sua Mouraria. Vai encontrar recantos escondidos, ruelas medievais e casas com muita história.
Link para visualização de percurso: http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3989784

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Monte de Entre-Matas (Alcáçovas)









A cerca de 6 kms ao Sul de Alcáçovas, o Monte de Entre-Matas está situado no caminho rural que liga esta vila á Barragem de Alcáçovas. Embora em ruinas, encontra-se relativamente bem conservado devido a uma tentativa de recuperação efectuada há uma dezena de anos, que embora lhe tenha alterado a traça original, não lhe anulou por completo as linhas arquitectónicas principais.
Possui duas chaminés muito bonitas e, para mim, é dos montes alentejanos mais "fotogénicos" que tenho encontrado por esse Alentejo fora...
A paisagem circundante é caraterizada por Floresta de Montado e Planicie de Estepe.
Não se encontra habitado, mas também não está completamente deserto: as cabrinhas que lá vivem seguiram atentamente as minhas deambulações e até parecia que me estavam a pedir para  serem fotografadas.
E eu fiz-lhes a vontade...

domingo, 28 de dezembro de 2014

Sericaia





Talvez seja um dos doces alentejanos mais conhecidos e fáceis de encontrar. Como estamos em época festiva, partilhamos convosco, compadres e comadres, a receita desta tipica doçaria e aproveitamos a ocasião para vos desejar Festas Felizes...

Ingredientes:-12 ovos
-500 g de açúcar
-1 L de leite
-125 g de farinha
-1 limão
-1 pau de canela

Separei as gemas das claras. Bati as gemas com o açúcar. Dissolvi a farinha, pouco a pouco no leite. Levei a lume brando, e sem parar de mexer, adicionei o preparado anterior, o pau de canela e a casca de limão. Quando obtive um creme homogéneo, retirei do lume e deixei arrefecer. Tirei o casca de limão e o pau de canela. Entretanto envolvi as claras batidas em castelo devagar. Deitei o preparado em tigelas de barro e polvilhei com canela. Levei ao forno a 200ºC até ficar dourado.

Notas: Além da casca de limão inteira, também juntei casca ralado de limão. É para servir num prato/travessa de barro, eu preferi fazer individual e o restante coloquei num prato fundo de barro. Só fiz metade da receita.
                          
"Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
acreditar nos sonhos que se têem
ou que os seus planos nunca vão dar certo
ou que você nunca vai ser alguém..."
(Renato Russo)

                       Fotos e receita copiados do blog: http://cozinharcomosanjos.blogspot.pt/

sábado, 27 de dezembro de 2014

Fotografando Animais (By Ricardo Lourenço)








Ao invés de destruirmos os habitats naturais que ainda restam, a nossa prioridade deveria ser a sua protecção.
Pela beleza destas imagens, fácilmente se compreende porquê...
Fotos retiradas do blog do nosso compadre Ricardo Lourenço.
http://rlfocus.blogspot.pt/

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Projecto Alcáçovas Outdoor Trails - 2014 em revista








































Antes de mais, queremos de agradecer o apoio e a confiança que nos tem dado, factores determinantes para o sucesso do Projecto Alcáçovas Outdoor Trails. Também uma palavra de agradecimento a todos aqueles que incessantemente tem acreditado em nós, nomeadamente a Associação dos Amigos das Alcáçovas, e aos que no ano de 2014 caminharam connosco e que acabaram, eles próprios por ser verdadeiros dinamizadores do nosso projecto e consequentes promotores do concelho de Viana do Alentejo e concelhos vizinhos.
Fazendo o balanço do ano 2014 e com base nos nossos registos podemos dizer que organizámos e participámos em mais de 20 eventos pedestrianistas, quer no Alentejo Central, quer em Espanha. Nos eventos realizados no concelho de Viana do Alentejo e concelhos vizinhos, registámos mais de 600 participantes nas nossas caminhadas. Muitos dirão nada mau, outros dirão ainda grande coisa, no entanto, o que importa é que muitos dos que caminharam connosco em 2014, passaram a conhecer Alcáçovas, Viana do Alentejo, Aguiar, Torrão e S. Bartolomeu do Outeiro, ou seja, ficaram a conhecer locais que sabiam que existiam mas só de passagem. Todos estes participantes não só gostaram do que viram, mas mais importante ainda é ficaram com vontade de voltar, porque ao participar nas nossas caminhadas, o pedestrianistas pôde usufruir de um misto de experiências, através do nosso património natural aliado ao imaterial, histórico, construído e gastronómico, ou seja, ficar a conhecer aquele Alentejo que ainda não vem referenciado nos roteiros turísticos.  Estamos convencidos que através deste tipo de eventos, estamos a contribuir para dignificar estas terras e estas gentes do interior e acima de tudo preservar e valorizar a sua identidade.
Por tudo isto julgamos que os objectivos em 2014 foram claramente atingidos fruto da carolice, determinação, persistência e contributo de todos aqueles que apoiam e caminham connosco. 
Queremos deixar alguns dos registos do que foram as nossas actividades em 2014 e desejar um Próspero 2015, deixando o convite para virem caminhar com o Projecto Alcáçovas Outdoor Trails.