sábado, 30 de abril de 2022

Alcácer do Sal















 Alcácer do Sal é uma cidade histórica, debruçando-se em anfiteatro sobre o rio Sado, povoada de velhos bairros medievais e encimada por um castelo de base muçulmana. É a sede de um município de grandes dimensões (o segundo maior do país), com 1479,94 km² de área, mas apenas pouco mais de 13 mil habitantes, subdivididos em quatro freguesias: Comporta, São Martinho, Torrão e União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana.

O concelho é limitado a norte pelos municípios de Palmela, Vendas Novas e Montemor-o-Novo; a nordeste por Viana do Alentejo; a leste por Alvito; a sul,por Ferreira do Alentejo e Grândola; a oeste também por Grândola, através de um braço do estuário do Sado; e a noroeste, através do estuário do Sado, por Setúbal.



A poucos quilómetros da cidade de Alcácer, seguindo o curso do rio Sado para jusante, encontra-se a Reserva Natural do Estuário do Sado, que se desenvolve ao longo de cerca de 23.160 hectares, a maior parte dos quais corresponde a zonas húmidas, nomeadamente canais, esteiros e sapais.

Página Inicial (cm-alcacerdosal.pt)

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Apostem nas Cartas Patrimoniais...




 






O maior recurso do Alentejo é a sua Identidade Cultural feita de um imenso Património Natural e Construído.
Os municípios alentejanos têm que apostar na construção de CARTAS PATRIMONIAIS que reúnam Patrimónios únicos que vão desaparecendo.
As Cartas Arqueológicas são excelentes mas deixam de fora muito Património. É necessário ir mais além.
Temos que começar a classificar as nossas Oliveiras milenares que estão em risco de desaparecer.
Temos que classificar os vários aspetos da arquitetura alentejana como por exemplo as chaminés de escuta com ideogramas mágico religiosos.
As CARTAS PATRIMONIAS têm que estar em constante construção com os técnicos no terreno fazendo o levantamento dos diversos Patrimónios. Com Passeios Culturais que levem as pessoas a conhecer aquilo que já esqueceram.
As CARTAS PATRIMONIAIS têm que ser divulgadas na Internet e principalmente nas redes sociais. Aumenta-se exponencialmente a divulgação fazendo a tão necessária ligação com o TURISMO.
Deixamos imagens da Freguesia de S Romão - Ciladas no Concelho de Vila Viçosa. Uma das Rotas que construímos que nos leva a conhecer caminhos centenários, suas pontes, seus moinhos, castros milenares, ribeiras ainda selvagens, montado e espetaculares afloramentos xistosos.
O Alentejo que tem que procurar na sua AUTENTICIDADE o caminho para o FUTURO.
Algumas das fotos publicadas são dos milhares de amigos que participaram nas nossas atividades a quem agradecemos.

Texto da autoria do nosso compadre Luís Lobato de Faria.
( Go Alentejo )

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Arribas Fosseis da Praia da Galé.











 Nas arribas fosseis da Praia da Galé...

Entre Melides e Pinheiro da Cruz, na longa faixa costeira que começa em Troia e acaba junto a Sines, podemos encontrar este local mágico, embora cercado de empreendimentos privados vedados, que impedem o usufruto pedestrianista dos trilhos ao longo das falésias...





quarta-feira, 27 de abril de 2022

Vídeo Promocional Viana do Alentejo







Ao abrigo do protocolo com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, o Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor foi chamado a participar nas filmagens do Vídeo promocional dos percursos pedestres no concelho de Viana do Alentejo :

Para visualizar o resultado , abram o link: https://www.youtube.com/watch?v=8vCDGaNb2Xs 



terça-feira, 26 de abril de 2022

Foto-Reportagem: Casa Branca










  Em 07NOV21 o Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor organizou outra caminhada gratuita de divulgação, desta vez na área compreendida entre Santiago do Escoural e a Estação Ferroviária de Casa Branca.

Fotos da autoria de Nuno Grave.

Cerca de 18 kms em pleno Montado Alentejano, visitando também ruínas do antigo bairro ferroviário de Casa Branca e aproveitando para apanhar cogumelos...
Com 24 participantes, oriundos dos Distritos de Lisboa, Setúbal e Évora, esta caminhada gratuita foi uma oferta da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, como forma de promover o eco-turismo neste concelho e arredores...