quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Exposição "Dieta Mediterrânica, património cultural imaterial da Humanidade"










A dieta mediterrânica, património cultural imaterial da humanidade, traduz-se num dos padrões alimentares mais saudáveis e sustentáveis do mundo, deve ser utilizada como uma ferramenta promotora de um estilo de vida saudável e de hábitos alimentares equilibrados.


padrão alimentar da dieta mediterrânica, característico dos países da bacia do mediterraneo está associado a uma maior longevidade, melhor qualidade de vida e à diminuição do risco de desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis.
A Dieta Mediterrânica está fortemente associada a uma menor prevalência de excesso de peso e obesidade e à manutenção de um peso saudável.
Além disso, está associada a um menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e doenças degenerativas. Parece ter um efeito protetor sobre o organismo de fumadores ativos e passivos e contra a aterosclerose/trombose
dieta mediterrânica é mais do que uma dieta e do que simples orientações dietéticas, é um modelo cultural, um estilo de vida e um padrão alimentar com características próprias, que privilegia o aumento do consumo de produtos de origem vegetal, o consumo de produtos frescos, pouco processados, sazonais e locais.
Nas refeições principais o consumo frequente de peixe e o consumo moderado de ovos deve ser a escolha de eleição em detrimento do consumo de carnes. As carnes devem ser de aves e livres de peles e gorduras e o consumo de carnes vermelhas deve ser limitado a um máximo de uma vez por semana.
A bebida de eleição é a água e o consumo de um copo de vinho à refeição deve ser baixo.
A água deve ser ingerida de forma gradual ao longo do dia, como alternativa é possível optar pelos chás, infusões e águas aromatizadas caseiras e sem adição de açúcar.
azeite é a gordura de eleição. Deve ser preferida a sua utilização para temperar e cozinhar. Na confeção da sopa, por exemplo, o azeite deve ser adicionado no final da cozedura, em cru, de forma a preservar as suas propriedades e valor nutricional.
Na cozinha, a dieta mediterrânica comtempla a utilização de métodos de confeção simples que preservam o valor nutricional dos alimentos e que respeitam e promovem as receitas tradicionais, os costumes e os hábitos, nomeadamente as sopas, os cozidos, as caldeiradas, as jardineiras e os ensopados.
estilo de vida não só não é esquecido como é um dos pontos chave Dieta Mediterrância. As relações interpessoais, o convivio à mesa, as refeições em ambiente calmo e tranquilo, as receitas que passam de geração em geração fazem parte do estilo de vida mediterrânico.
Além disso, são promovidos hábitos saudáveis como um estilo de vida ativo, a pratica regular de actividade física e exercício físico e um sono e descanso adequados.
Além de promover a saúde e o bem estar, outros dos benefícios da Dieta Mediterrânica estão relacionados com o facto deste padrão alimentar proteger e respeitar a biodiversidade, ter um baixo impacto sobre o meio ambiente, promover a sustentabilidade, otimizar os recursos naturais e humanos e contribuir para a segurança alimentar e nutricional.
Para além de ser um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo, parece também ser
a melhor forma de ter uma alimentação económica conseguindo poupar dinheiro, ao mesmo tempo que investimos na sua saúde.
Desta forma,torna-se essencial conhecer o estilo de vida e o padrão alimentar mediterrânico, de forma a a fazer escolhas mais equilibradas levando à criação de hábitos saudáveis e de um estilo de vida que promove a saúde e o bem-estar de forma sustentável e sem esquecer as tradições, o meio ambiente, a agricultura e a economia local.
Fotos : Exposição " Dieta Mediterrânica ", Paço dos Henriques, em Alcáçovas,

Sem comentários:

Enviar um comentário