sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Visita ao Forte de S. Clemente ( Vila Nova de Milfontes )




A 18 de Setembro, 15h00, o convite é para a visita (gratuita e não sujeita a reserva) ao Forte de São Clemente, em Vila Nova de Milfontes. Périplo guiado pelo historiador António Martins Quaresma e com ponto de encontro à porta da referida fortificação.
Implantado estrategicamente num esporão rochoso a cerca de 1 km da embocadura do rio Mira, o Forte - localmente conhecido por castelo de Milfontes – visou as máximas possibilidades defensivas naturais, de modo a cobrir eficazmente a entrada do porto. Foi erigido entre 1599 e 1602, em pleno período filipino, no contexto de grave assédio do corso marítimo.
A fortificação – exemplo da arquitectura militar, maneirista e romântica – é um Imóvel de Interesse Público, o único a ostentar tal classificação no concelho de Odemira. Referência paisagística incontornável na Vila que protegeu e viu crescer, o guardião do rio Mira foi vendido em hasta pública em 1903. Desde então tem permanecido em mãos privadas e servido diversos propósitos, e aguarda, talvez, melhores ventos e marés.

Sem comentários:

Enviar um comentário