sábado, 24 de junho de 2023

É importante ter Guias Locais











 Cada vez temos mais informação sobre o Património da nossa região. Obrigado aos vários amigos que nos enviam informação diariamente. Alguns dos temas que vamos desenvolvendo são inéditos e muito interessantes.

No nosso Blogue podem encontrar alguns temas em construção a caminho de se transformarem em artigos cientificos.
Se alguém estiver interessado em publicar algo em parceria aqui ficam os nossos contatos 965679853 - faria100@gmail.com.
Sigam o link abaixo para conhecer o Blogue onde encontram temas como Covinhas, Rochas Sagradas, o Alquerque enquanto Ideograma Mágico Religioso, Simbolos de Proteção na casa alentejana………
Estamos também a construir Roteiros e Inventários no Google Maps para quem quiser visitar vários Patrimónios por vezes desconhecidos e quase sempre abandonados.
O primeiro é o Roteiro do Megalitismo Alentejano, um Roteiro que já ultrapassou as 4200 visitas, podem encontrar um esboço no seguinte link,:
Deixamos também um Mapa sobre Património Religioso Alentejano e outras estruturas abandonadas como Pontes, Moinhos, Fornos, Muros Apiários……..Dentro deste Mapa iremos criar uma Lista Vermelha do Património com os Monumentos em piores condições. Sigam o link abaixo:
Num outro Mapa podem encontrar Chaminés protegidas por Ideogramas, Covinhas, Tabuleiros de Alquerque e Graffiti Histórico que vamos descobrindo. Muito deste Património é inédito e está escondido à vista de todos. Visitem o Link abaixo:
Na nossa página do Facebook podem encontrar um álbum com o levantamento do Património Megalitico do Concelho de Reguengos de Monsaraz. Deixamos o Link abaixo:
Num outro álbum encontram fotos do Património Religioso do Alentejo, principalmente Ermidas, este álbum será um complemento ao futuro Inventário, sigam o link abaixo:
Tudo isto representa um imenso esforço financeiro, visitar os Monumentos, muito muito tempo. Não temos apoios de ninguém mas alguém tem que fazê-lo antes que tudo desapareça. Todo o nosso trabalho é feito a pensar nas próximas gerações que infelizmente já não vão conhecer este Alentejo.

Luís Lobato de Faria, Guia Local na Área da Raia Alentejana.

Sem comentários:

Enviar um comentário