sábado, 30 de setembro de 2017

Villa Romana de Pisões (Penedo Gordo)

















A Villa Romana de Pisões (Beja) foi reaberta ao público, em 27 de Setembro...
Pertencentes à Villa romana de Pisões, de estilo helenístico, estas Ruínas situam-se na Herdade da Almagrassa, a cerca de 10 km a Sudoeste da cidade de Beja, (no Penedo Gordo), e foram encontradas acidentalmente, em 1967, durante trabalhos agrícolas. 
Escavações arqueológicas e estudos efectuados nas Ruínas, que até ao momento se encontram parcialmente escavadas, confirmam que a villa terá sido ocupada entre os séculos I e IV d.C. A área residencial dos proprietários é o património que, até agora, maiores estudos sofreu. Seria uma habitação com mais de quarenta divisões com compartimentos essencialmente caracterizados pela sua riqueza decorativa. 
Tanques, piscina e termas de apreciáveis dimensões, existiriam igualmente nesta propriedade, em aproveitamento da proximidade da barragem de Pisões, constituindo mesmo, o edifício termal, um dos mais relevantes exemplares de termas privadas romanas encontrados em território português. 
Todo o conjunto de mosaicos existentes nas Ruínas romanas de Pisões é verdadeiramente assinalável, com peças de grande qualidade, composições geométricas e naturalistas, desde mosaicos monocromáticos até aos policromados. Um verdadeiro tesouro em terras lusas. 

https://www.guiadacidade.pt/pt
Fotos da autoria do nosso compadre Miguel Serra.

Sem comentários:

Enviar um comentário