quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Castelo de Beja










Apesar de ter sido implantado num local que já é ocupado por humanos desde os tempos pré-históricos e que é citado nos escritos de Políbio e Ptolomeu, datados do séc. II a.C., a fortificação do Castelo de Beja foi construída durante a invasão da Península Ibérica pelos romanos, por se situar num local de grande importância regional. Foi aí que Júlio César formalizou a paz com os Lusitanos, dando ao lugar o nome de Pax Julia, uma das três sedes romanas da Lusitânia. É provável que os muros romanos de defesa tenham sido construídos entre o terceiro e o quarto século d.C.
Possui a torre de menagem mais alta de toda a Península Ibérica e uma abóbada polinervada com uma estrela de oito pontas, num esquema ímpar a nível nacional.O Castelo de Beja tem raiz medieval e ocupa o local onde anteriormente se situava o castrum romano. É formado por uma muralha sem talude (com remate de merlões prismáticos circundada por torres e cubelos), por barbacã e por um castelejo de formato pentagonal.
A cerca em volta da cidade era rasgada por 7 portas e reforçada por 40 torres. 
Atualmente, das portas romanas subsistem ainda 2 arcos redondos. O Castelo continua também a contar com a torre de menagem, com diversas semelhanças à torre de menagem do Castelo de Estremoz. Mais tarde, este sistema de defesa medieval veio a ser reforçado por uma fortificação de estilo maneirista com baluartes estrelados.O interior da torre é constituído por três pisos ligados através de uma escada em caracol, existindo apenas uma divisão por piso.

Sem comentários:

Enviar um comentário