sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Povoado Neolítico da Herdade das Murteiras















Povoado Neolítico da Herdade das Murteiras ( Torre de Coelheiros )
O povoado ocupa uma área com cerca de 12ha, numa lomba granítica relativamente destacada. O contexto físico – certamente idêntico na Pré-história – é marcado por afloramentos rochosos espetaculares, com formas arredondadas e sugestivas que evocam, frequentemente, enormes figuras humanas ou animais; outros remetem visualmente para os próprios monumentos megalíticos que são uma das presenças mais características das paisagens culturais do Alentejo Central.
O povoado foi, sem dúvida, contemporâneo da Anta da Murteira de Cima e parece inserir-se numa rede regional que, no Neolítico final (há cerca de 5000 anos), contava com aldeias de grandes dimensões, implantadas em pontos dominantes da paisagem, nomeadamente no Alto de São Bento, junto à cidade de Évora, ou no Porro, junto à estação ferroviária do Monte das Flores.
De todos os povoados de que se tem registo até agora, este é o mais bem conservado em termos paisagísticos, uma vez que nunca foi afetado pela exploração de granito, em épocas recentes.
Na escavação arqueológica realizada em 2007 foram identificados vários buracos de poste de diferentes dimensões e morfologias. Atendendo à posição topográfica no contexto do povoado das Murteiras é natural que se trate de restos de construções especiais, com funções de carácter público (político, social ou religioso).
https://www.fea.pt/patrimonio-cu…/6247-povoado-das-murteiras

Sem comentários:

Enviar um comentário