domingo, 30 de agosto de 2020

Caminhos de Santiago: de passagem em Alvito...








Os Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo atravessam dois territórios muito distintos: diferem nos costumes e tradições, na forma de viver das gentes, na cor das paisagens, nas experiências que proporcionam. Mas, ainda que diferentes,
partilham de uma genuinidade e singularidade que os tornam únicos e que os diferenciam de todos os outros que ajudam a definir as fronteiras do país...

Mais do que caminhar, é conhecer uma terra de paisagens que, ainda que diferentes, partilham o facto de serem únicas, repetindo-se apenas nas recordações que delas ficam.

Alvito foi conquistada aos mouros em 1234, mas os vestígios históricos desta vila alentejana remontam ao neolítico. Por lá passaram também os romanos, mas é já sob a égide do reino português que a vila ganha dimensão e importância, quer geográfica, quer populacional, sobretudo entre os séc. XV e XVI.

Disso mesmo são prova os dois ex-líbris de Alvito: o castelo – hoje transformado em pousada –, e a igreja matriz.
Se o edifício fortificado se distingue por ser um misto de arquitetura militar e residência apalaçada, onde se identificam influências islâmicas, góticas e manuelinas, já o templo cristão foi precisamente ampliado e embelezado durante esse período próspero. Hoje beneficia não só da sua monumentalidade, mas também do arranjo urbano do jardim que a envolve, tornando o local um sítio cómodo para passear ou descansar um pouco.




Sem comentários:

Enviar um comentário