domingo, 9 de agosto de 2020

PR1 BJA Azenhas e fortins do Guadiana











Percurso com cerca de 15 kms de extensão.
Começando no Largo da Ponte, em Quintos, seguir para leste, junto ao ribeiro, pela rua que se torna em caminho rural. 
Tomar a direção do Monte da Gravia dos Pisões onde se vira à direita junto à fonte. Eis que estamos em pleno terreno fértil, onde o regadio impera graças à chegada por via subterrânea das águas do Lago Alqueva. 
Cerca de mil e duzentos metros à frente, fazer uma viragem apertada à esquerda, atravessando as ruínas do que já foi o importante Monte da Gravia do Meio, após o qual se inicia descida do Barranco da Gravia para cruzar a sua linha de água que, em alturas de chuvas, implica atravessar a vau. 
Subir a vertente sul do barranco passando ao lado do Monte do Telheirinho para virar à esquerda e seguir pela estrada municipal 1067 pouco mais de dois quilómetros, onde se vai de novo virar à esquerda em direcção à Azenha do Vau, junto ao Rio Guadiana, que está a cerca de quilómetro e meio. 
Neste caminho, à direita, encontra-se a Fonte do Vau de Baixo. Visitar a azenha, esta e outras, com extremo cuidado para não escorregar ou cair ao rio. Voltar ao caminho para seguir rio acima, encontrando junto a este o Fortim do Vau, uma curiosa construção defensiva, sem portas nem janelas, que serviu de controlo de antiga fronteira bem como à travessia que aqui acontecia de barca. Um pouco mais à frente encontra-se a Azenha de Quilos. 
Seguir rio acima até avistar a Azenha dos Machados, virando antes desta para uma longa subida em direção ao Monte da Gravia dos Pisões. 
A partir daqui fazer o mesmo troço inicial até ao local de partida.
Texto: https://www.ccdr-a.gov.pt/alentejoape
Fotos da autoria do nosso compadre Rui Isidoro.

Sem comentários:

Enviar um comentário