quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Moinhos Velhos da Ribeira de Alcáçovas












 




A força da água da Ribeira de Alcáçovas desde sempre foi utilizada para moer o grão de cereal que com era fabricado o Pão, alimento principal das gentes destas paragens.
Prova disso são são ruínas existentes dos três antigos moinhos de água que ainda podemos visitar e fotografar nesta área: Moinhos do Lucílio, do Diegues e do Salsinha...
Estas fotos são da autoria do nosso compadre Tiago Duarte,
 https://www.facebook.com/pegadasdeumolhar/

5 comentários:

  1. Guardo em mim imensas recordações da minha infância.. passadas na Ribeira em família ..Belos tempos que já não voltarão..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida... As idas á pesca, os banhos nos pegos, os petiscos com a malta amiga nas margens desta ribeira, a aventura que isso representava para nós, isso é indescritível para as novas gerações...

      Eliminar
  2. Moinho de Lucílio,o meu avô,que pena tenho eu de me ter obrigado assinar para vender a minha parte...enfim

    ResponderEliminar
  3. Moinho de Lucílio,o meu avô,que pena tenho eu de me ter obrigado assinar para vender a minha parte...enfim

    ResponderEliminar
  4. Amigo João julgo conhecer presencialmente todos os Moinhos ou o que deles resta na Ribeira de Alcáçovas. A montante da ponte de pedra conheço o Moinho do Paiva e o de Lucílio. A jusante um que não recordo o nome mas que pode muito bem ser o do Salsinha, depois o do Bigorrilhas e por último o do Madeira, este de construção mais sólida mas que tambem não resitiu ao abandono. De todos e ainda atrabalhar conheci o do Bigorrilhas. Só a si vi referencia a um referido como do Diegues. Peço ao meu amigo qual dos referidos ou outro é o designado por Diegues.

    ResponderEliminar