sábado, 16 de janeiro de 2021

Fornos de Carvão


 


Antigamente os fornos de carvão existiam em grande quantidade no Alentejo, hoje em dia é cada vez mais difícil encontra-los em funcionamento, quer por questões ambientais ou por falta de interesse na dura profissão de carvoeiro.

Quando nos aproximamos da propriedade onde funcionam os fornos de carvão em S. Bartolomeu do Outeiro, a primeira coisa que nos vem à cabeça é que estamos perante uma paisagem africana....

Antes da chegada da Primavera, as azinheiras e os sobreiros são limpos 'a esgalha'. A lenha resultante dessa tarefe é utilizada para aquecimento nas lareiras ou para fabricar carvão vegetal nos fornos de carvão.

Os fornos são construídos com tijolo ou pedra em forma de 'iglo' e são cobertos de terra de boa qualidade.
Enche-se o forno de lenha e fecha-se a porta com tijolos depois de se atear fogo. Um ou dois tubos laterais são as únicas aberturas existentes para o exterior, que funcionam como chaminés permitindo a combustão da lenha. 

A madeira no forno vai ser submetida a altas temperaturas durante 3 a 5 dias, dando origem ao carvão.
Depois de aberto o forno, o carvão vai ser partido em pedaços pequenos e embalado em sacos de papel.
O forno fica em arrefecimento cerca de uma semana até receber nova fornada de lenha.

O carvão vegetal tem diversas utilizações, mas a maior parte destina-se a ser utilizado em churrasqueiras.
A qualidade do carvão proveniente do montado Alentejano é excelente, pois as brasas da lenha de sobro e de azinho duram muito mais tempo do que as de qualquer outro tipo de madeira.

Texto retirado da Internet, autor desconhecido.

O Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor disponibiliza guias locais para acompanhar pequenos  grupos em caminhadas e  passeios temáticos em todo o Alentejo Central.
Venha fotografar o Alentejo Central com toda a segurança, na companhia de um guia local.

Atenção:
Devido ás normas de segurança anti-Covid e até alteração destas, não estamos a organizar caminhadas e passeios pedestres. 

Esperemos que, em breve, seja possível todos voltarmos á nossa vida normal...

Sem comentários:

Enviar um comentário