sábado, 2 de janeiro de 2021

Santuário de Nª Sra d' Aires - obras de requalificação












 É com muita satisfação que verifico o arranque das obras de requalificação paisagística e ambiental da zona envolvente à Senhora D’Aires em Viana do Alentejo, Santuário classificado de Monumento Nacional desde dezembro de 2012.

Uma estrutura ansiada por muitos, há muitos anos e que finalmente se tornará uma realidade.
A partir de agora não será mais necessário que estas obras façam parte dum programa de candidatura autárquica, como foi feito durante décadas.
Ficava bem e todos gostavam de ler, mas não passava de um projeto virtual como tantos outros, que por cá foram sendo propagandeados.
Estas obras que finalmente vão dignificar este espaço, representam a consciência e a responsabilidade que existe para com este património e a importância de legar esta herança de interesse coletivo às gerações futuras. Na verdade, atualmente o dinamismo e a aposta na valorização do património cultural no concelho de Viana do Alentejo tem sido uma realidade bem presente.
Esta aposta, demonstra que em primeiro lugar estão as nossas gentes, o nosso património e só depois estão outras ideologias. É aqui que reside a grande diferença entre o passado e o presente. O investimento no património cultural material e imaterial passou a ser visto como um eixo fundamental para o desenvolvimento socioeconómico local e regional, algo que até há uns anos atrás não se encontrava bem definido.
Em Abril de 2009, Viana encontrava-se no centro de alguma coisa que estava a acontecer à sua volta… e obviamente que foi preciso sair da ilha, para se ver a ilha. Considero que atualmente “essas coisas” deixaram que acontecer à volta de Viana para acontecer aqui mesmo e estão bem visíveis. Numa década, o concelho de Viana do Alentejo passou a dizer presente, sendo atualmente um concelho de referência e parte integrante do desenvolvimento estratégico de toda a região Alentejo.

Fotos e texto da autoria do nosso compadre Nuno Grave

Sem comentários:

Enviar um comentário