quarta-feira, 23 de junho de 2021

Entre Casa-Branca e Alcáçovas, por caminhos rurais...












 Pela Estrada Nacional nº2, de Casa Branca a Alcáçovas são 12 Kms, mas existe um caminho rural alternativo, para pedestrianistas e ciclistas, que perfaz 18 kms e passa em sítios onde automóvel não se atreve... Qual preferem ? 

Este é um percurso rural que liga dois concelhos ( Montemor-o-Novo e Viana do Alentejo ) e que se tivesse sinalética pedestrianista adequada, podia ser uma mais-valia para ambas as localidades...

O nosso Projeto baseia-se na divulgação de percursos pedestres que possam ser utilizados por visitantes pedestrianistas. Como tal, os nossos guias locais estão sempre no terreno, tentando descobrir novos trilhos, falando com proprietários, pastores, agentes económicos e desmitificando este coisa nova no Alentejo, que se pode chamar a "dinâmica do eco-turismo pedestrianista".
Este é um percurso muito interessante, do ponto de vista paisagístico, mas também extremamente rico em arqueologia rural, visto passarmos junto a vários montes alentejanos em ruínas, outrora habitados por numerosas famílias de trabalhadores rurais.
Assim sendo, partilhamos aqui o percurso para que seja possível estes caminhos terem outra vez vida e tornarem a ser um importante factor de desenvolvimento desta área.
Que venham eco-turistas percorrer estes trilhos é a nossa ambição...


https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/rotas-go-to-alentejo-central-de-casa-branca-a-alcacovas-12093509

Sem comentários:

Enviar um comentário