sábado, 19 de junho de 2021

Feijão Frade Assario





 

O Vale Machoso em prol das variedades regionais.
Feijão Frade Assario, mais um ano em luta pela preservação desta variedade regional de excelência e elevado potencial gastronómico. Na realidade, o Assario não é mais que uma variedade dita de cara branca, mas de calibre grado.
Outrora comum, sensivelmente até ao início da década de setenta do século passado, em tempos que se realizavam searas de feijão frade nos latifúndios da nossa região, a variedade foi perdendo protagonismo e enfrenta hoje sério risco da extinção, pelo menos no contexto regional.
Apesar de terem surgido alguns relatos sobre o Assario, por momentos pensei que este subsistisse apenas em memórias, pois não foi nada fácil a obtenção da variedade, o que apenas se revelou possível após muita persistência e alguma sorte à mistura. Faz alguns anos, esta foi-me disponibilizada por pessoa que a angariou junto de um hortelão de idade avançada que ainda a mantinha no regadio de Margem. É hoje uma das variedades de eleição que se encontram afetas ao banco de sementes do Vale Machoso, a qual tem sido preservada ano após ano com todo o afinco e determinação. A primeira prioridade desta sementeira é a manutenção da variedade, só após e de forma meramente acessória será equacionado o consumo.
A prática de adquirir sementes no mercado em detrimento de as replicarmos nós mesmos, não foi mais que uma certidão de óbito para a esmagadora maioria das variedades regionais, as quais, mesmo na horticultura tradicional e familiar foram assim substituídas por variedades importadas, uniformes e de quase nula diversidade.
Tenho vindo a ceder alguns feijões a amigos com o intuito de ressuscitar a variedade, neste contexto, lamento afirmá-lo com muita frustração minha, pois a prática de guardar sementes para semear no próximo ano encontra-se completamente desenraizada. Nesta matéria, talvez só seja possível alguma evolução através de um processo reeducativo, ou, embora esse não seja certamente um cenário aprazível, por necessidade básica e falta de alternativas.
Face à previsibilidade e consequências das alterações climáticas, o feijão frade foi já apontado como uma das culturas do futuro, atendendo à sua resistência a pragas, seca e outros acidentes climatéricos, reduzidas necessidades hídricas e nutricionais, bem como tolerância da cultura a solos ácidos, esgotados ou tidos por não férteis, nos quais muitas culturas definhariam ou não seriam produtivas do ponto de vista económico.
Quando aí chegarmos, certamente que as variedades regionais que ainda subsistam irão renascer das cinzas e, eventualmente, venham a ser reconhecidas como um tesouro da humanidade que nos foi legado pelos nossos antepassados, uma vez que ao longo de séculos estas variedades foram sujeitas a processo seletivo realizado por hortelões, que lhes conferiu resistências e valências próprias, as quais lhes permitem suportar as adversidades com que são confrontadas no seu meio natural.
O que verdadeiramente está em causa não será ressuscitar o passado, mas ao invés precaver o futuro, pelo que o Vale Machoso reitera o seu compromisso em se manter nesta luta, vital e decisiva em prol das variedades regionais, odores e sabores de outros tempos, pois parar é desistir e desistir é manifestamente impossível !!!

Texto e fotos da autoria do nosso compadre Rui Delgado,
( Vale Machoso- Gavião )


Sem comentários:

Enviar um comentário