sexta-feira, 22 de abril de 2016

Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo 2016


A XVI Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo realiza-se entre os dias 20 e 24 de abril de 2016.
A Romaria é uma tradição comum aos dois concelhos, que data do século passado. Naquela época, os lavradores deslocavam-se ao Santuário da Nossa Senhora D'Aires, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida, para que estes fossem benzidos durante a procissão em Honra de Nossa Senhora D'Aires.
Durante quatro dias, centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro, percorrem os cerca de 150 quilómetros que ligam os dois Municípios através dos campos, atrás do carro-andor que transporta a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da Moita.
Apesar do carácter religioso que está na sua génese, hoje, a Romaria assume uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes. Um evento que alia a fé com um ambiente ímpar de camaradagem.


Uma excelente oportunidade para nos visitar!
A 16ª edição do certame, que tem como madrinha a atriz Sílvia Rizzo, parte da Moita dia 20 de abril, pelas 9h00, e chega a Viana do Alentejo, dia 23 de abril, pelas 17h30. Mais uma vez, centenas de romeiros de vários pontos do país, voltam a cumprir a tradição por caminhos de terra batida, trazendo consigo a imagem de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, que se junta, à chegada, à imagem de N.ª Sr.ª D’Aires.
Apesar do caráter religioso, a Romaria assume, nos dias de hoje, uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes.
Para receber os visitantes que são esperados durante o fim de semana, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo preparou um programa cultural que inclui os “Toca a Rufar”, no sábado, a partir das 15h30, e ainda o espetáculo com Nininho Vaz Maia, às 22h00, na Tenda Tradições, junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires.
A Romaria a Cavalo é promovida por uma Comissão Organizadora constituída pelas Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo.
Esperamos por si!

Sem comentários:

Enviar um comentário