quarta-feira, 18 de outubro de 2017

VI Almoço dos Ganhões (Aguiar-02SET17)












Realizou-se no passado dia 2 de Setembro em Aguiar (Évora) o VI Almoço dos Ganhões, um evento que procura manter viva a cultura Alentejana, neste caso a forma de vida nas grandes propriedades do Alentejo, em que os "montes alentejanos" eram o centro nefrágilco das propriedades.
Os Ganhões, eram, pois, trabalhadores indiferenciados, normalmente de lavoura, que habitavam nos montes das herdades e podiam receber uma pensão ou uma jorna como remuneração do seu trabalho.
No sentido de precisar melhor essa figura remeto-vos para um texto da C. M. de Viana do Alentejo : 
"No monte, as refeições da ganharia tinham lugar na chamada cozinha dos ganhões. Aí se sentavam em burros dispostos ao longo de uma mesa comprida e estreita. A cozinha dispunha igualmente de uma lareira espaçosa onde se podia cozinhar em panelas de ferro.
No Outono, no Inverno e na Primavera, as refeições da ganharia consistiam em almoço (antes do nascer do sol), merenda (ao meio-dia) e ceia (ao anoitecer).
Normalmente o almoço, ao levantar, constava de açorda acompanhada com azeitonas. A merenda, no local de trabalho, consistia em pão e queijo, um para cada homem e pão à descrição. A ceia, ao regressar do trabalho, baseava-se em olha com batatas e hortaliças, condimentadas em dias alternados com toucinho ou azeite. Nos dias de azeite, cada homem recebia meio queijo e azeitonas.
No Verão, as refeições da ganharia constavam de almoço (às sete da manhã), jantar (ao meio-dia) e merenda ou ceia, conforme se comia respetivamente ao sol-posto ou à noite. O almoço constava de sopas de cebola acompanhadas com azeitonas e meio queijo por cabeça.
http://www.cm-vianadoalentejo.pt/…/Almo%C3%A7o-dos-Ganhoes.…"

Fotos da autoria do nosso compadre amigo Celestino Manuel, Anabela Fialho e José Luís Rocha.

Sem comentários:

Enviar um comentário