sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Ruralidade Alentejana





As caracteristicas da “sui generis” ruralidade alentejana podem ser analisadas pela perspectiva dos variados tipos de actividades agrícolas; quais eram e como se desenvolviam e qual a sua evolução através dos tempos.
Pelos variados tipos de actividades exercidas e o papel funcional desempenhado nelas pelas suas gentes, podemos, também, saber o que vestiam, que calçavam, no fundo que trajes se usavam, nos “Alentejos”.
Através da ruralidade da Pátria Alentejana sabemos das suas raízes, que remontam ao “povo celta, povo que vivia e se alimentava da celebrada trilogia do Mediterrâneo: trigo, azeite e vinho. Eu acrescentaria o porco.", suas tradições e da sua história e, consequentemente, percebemos algo que temos que preservar – a nossa herança cultural, pois é a nossa identidade cultural que nos distingue como Alentejanos.
É dessa identidade única que vem a busca das verdades em ditos populares e ciência em tradição, passada por boca de avós.
Do Alentejo veio muita lição de fraternidade em que o prazer de ajudar é uma constante e a alegria de viver está mesmo ali ao lado, na vizinhança, quase a mesma família.
O Alentejo, como região que foi predominantemente agrícola, moldou o carácter das suas gentes (tem-se muito respeito por regras do tempo: "águas novas", "vento suão", a apresentação do "astro" (sol) ; segui-las ajuda na vida da lavoura). 
A solidão da planície, a agressividade da charneca e a sua rusticidade, moldaram a Alma Alentejana.
Fontes: http://comunidade.sol.pt/ e Cozinha Alentejana de Alfredo Saramago e Manuel Fialho.

Texto da autoria da nossa comadre Ana Maria Saraiva.




Fotos tiradas no Antigo Lagar da Azeite do Telheiro, actualmente Museu-Restaurante "Sem-Fim",  ( Telheiro-Monsaraz )

Sem comentários:

Enviar um comentário