segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Natureza ( By Augusto Brázio )







A série “Natureza” faz parte do projecto “Um Diário da Républica”. 
Com esta reportagem Augusto Brázio venceu o 1º Prémio de Fotojornalismo 2011 ESTAÇÃO IMAGEM | MORA, na categoria “ambiente”.


Augusto Brázio é natural de Serpa e estudou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Vive e trabalha na capital e é membro do coletivo [Kameraphoto]. Trabalha regularmente com a imprensa nacional e internacional, colaborando com publicações como o Expresso e a Visão, mas também com publicações como a Máxima e a Elle. Participou em diversas exposições colectivas e individuais e tem vários livros editados tais como “O Fado Operário no Alentejo”, “Os Olhos Azuis do Mar” e “Olha pra mim”.
Em entrevista, Augusto Brázio falou sobre o seu processo de trabalho, destacando o esforço e a atenção que fotografar requer: “Nem sempre ando de máquina. Arrependo-me imensas vezes. Mas para fotografar eu tenho que me concentrar. Posso andar na rua e não reparar em nada. Se tiver comigo a máquina fotográfica, os meus sentidos estão muito mais apurados, a minha visão está muito mais desperta para determinadas situações”. O fotógrafo falou ainda do processo e da planificação que cada trabalho envolve: “No início é ir perceber o que é que se passa e mediante as primeiras impressões começar a delinear o trabalho. Depois, à medida que vou fotografando e vou vendo os resultados vou começando a perceber os caminhos que posso percorrer”.

Sem comentários:

Enviar um comentário