domingo, 3 de março de 2019

Em plena Floresta de Montado


















O Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor organizou em 28FEV19 um reconhecimento e limpeza de trilhos em plena floresta de Montado, na área compreendida entre Alcáçovas, Convento de Nª Sra da Esperança e a Fonte Santa, ( Ribeira de Alcáçovas ).

O montado de sobro é um dos mais ricos ecossistemas do mundo. Portugal concentra 34 por cento da área mundial, o correspondente a uma área de 736 mil hectares e 23 por cento da floresta nacional. 

Portugal possui a maior área do mundo de montado de sobro.
As florestas de sobreiros são um ecossistema muito particular, tal como os vinhedos do vale do Douro ou a mata Atlântica no Brasil, de delicado equilíbrio e que subsiste apenas na bacia mediterrânica, sobretudo nas regiões a sul da Península Ibérica e com influência atlântica como é o caso de Portugal, o país que se orgulha de possuir a maior extensão de sobreiros do mundo. Desenvolvem-se desde o nível do mar até 500 metros de altitude nos climas quentes e húmidos da bacia mediterrânica, em especial nas regiões meridionais da Península Ibérica influenciadas pelo Oceano Atlântico.
Os montados formam paisagens-culturais, isto é, sistemas que resultam da ação humana por aproveitamento de recursos diversos: a cortiça, os frutos para a alimentação animal, as pastagens ou as culturas agrícolas que coexistem na mesma área e conferem aos montados o seu carácter silvo-pastoril.
https://www.apcor.pt/montado/floresta/

Sem comentários:

Enviar um comentário