sexta-feira, 14 de junho de 2019

Floresta de Montado







O montado de sobro é um dos 35 santuários mundiais da biodiversidade, equiparado à Amazónia, à savana africana, aos Andes e ao Bornéu. As florestas de sobreiros abrigam mais de 160 espécies de aves, 24 espécies de répteis e anfíbios, 37 espécies de mamíferos, algumas das quais em elevado risco de extinção – como é o caso do lince ibérico, a espécie felina mais ameaçada no mundo. 
O montado de sobro é um autêntico pulmão para o Ambiente, fixa até 14 milhões de toneladas de CO2/ano, combate o aquecimento global e a desertificação, controla a erosão e regula o ciclo hidrológico.
Um montado de sobreiros típico é um sistema múltiplo agro-florestal que sustenta uma grande variedade de plantas e vida animal. Maioria dos montados têm milhares de anos e são usadas para a produção agrícola, produção florestal, pasto, caça, entre outros. Estas florestas estendem-se habitualmente por grandes áreas com reduzida presença humana, para além do associado à produção de cortiça.

 O sul de Portugal é o coração do Montado — ecossistemas de equilíbrio delicado que inclui mais área florestal de sobreiro que qualquer outro local do mundo (1,8 milhão de hectares). Estas florestas de Montado produzem mais de 50% da cortiça de todo o mundo. Durante séculos, receberam protecção legal para apoiar a forte indústria da cortiça. Em resultado, surgiram práticas especiais, nomeadamente o cultivo de baixa densidade, que ajudaram as florestas de Portugal a serem reconhecidas como as mais bem mantidas do mundo.
Os sobreiros podem atingir uma altura de 4 m e vivem até aos 300 anos, em parte graças à casca única que os protege contra o frio no Inverno, assim como dos incêndios no Verão. Esta casca é o material usado para criar toda a gama de produtos em cortiça natural. 
O longo ciclo de vida da árvore e a sua casca especial asseguraram uma sustentabilidade ambiental. Manualmente a casca é retirada de cada árvore, de 9 em 9 anos, com grande cuidado para evitar qualquer dano. 
O frágil Montado tornou-se um verdadeiro lar para estes habitantes, que reconhecem o quanto o sobreiro tem para oferecer para além da cortiça. 
Quem trabalha a cortiça sabe que o seu futuro e o futuro dos seus filhos e netos dependem não só da extração da cortiça, mas também da proteção do ambiente diversificado do próprio montado.
Fotos: Beta Moura
Localização das fotos: Serra de Monfurado, Santiago do Escoural.


Sem comentários:

Enviar um comentário