sábado, 28 de março de 2015

Coelho com Feijão Branco...


Coelho com Feijão Branco, Cominhos e Hortelã.

 A cozinha Alentejana é rica em "Jantares" que são uma espécie de Cozidos que podem ou não incluir carnes, com legumes variados, ervas aromáticas e sopas de pão no seu caldo.
Hoje trago a receita de um Jantar de Coelho com Feijão Branco, aromatizado com Cominhos e Hortelã, fragrante e rico em sabor.
 
Ingredientes:

1 coelho...
1/2 kg de feijão branco
150 g de toucinho
1 morcela de sangue

1 chouriço preto
4 batatas médias
1 cebola grande
1 ramo de salsa
1 ramo de hortelã
2 a 3 colheres de sopa de cominhos em pó
Folhas de louro
6 dentes de alho
1/2 l de vinho branco
Pão duro (amanhecido) alentejano
Azeite, vinagre, sal e pimenta qb
Cortar o coelho e deixar em vinha de alhos, de um dia para o outro, com sal, vinho branco, dentes de alho laminados, louro, cominhos e vinagre. Colocar o feijão a demolhar de véspera. Em alternativa pode usar o feijão previamente cozido (de conserva). No próprio dia, colocar o coelho a cozer com um pouco de azeite (não muito pois o toucinho vai deitar gordura), a cebola picada, a salsa, o toucinho e os enchidos. O feijão e as batatas são cozidos em separado, introduzindo as batatas cortadas em quartos, a meio da cozedura do feijão. Quando carnes e legumes estiverem cozidos, junta-se tudo, garantindo que fica com caldo suficiente para a sopa. Rectificam-se os temperos, podendo colocar mais cominhos, consoante o gosto.
Migam-se as sopas (fatias) de pão numa terrina (quanto mais finas melhor) e por cima deitam-se as folhas de hortelã. Retiram-se as carnes para uma travessa e o feijão e as batatas para outro prato de servir.
Leva-se o caldo ao lume, para que esteja a ferver quando é colocado sobre as sopas, que devem ser servidas imediatamente. Vai tudo à mesa em simultâneo, pois comem-se as sopas acompanhadas da carne e dos legumes.
Este "Comer" Alentejano é uma delícia e se tiverem uma lebre ou coelho bravo tanto melhor. O sabor da caça com os cominhos e a hortelã fica perfeito.
Espero que gostem!

Receita copiada do grupo do Facebook, https://www.facebook.com/groups/406671799368836/
Fotos de Manuela Batista.