terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Trigaches




















Trigaches é uma bonita aldeia pertencente ao Concelho de Beja, muito próxima do tão falado Aeroporto alentejano. Vale a pena vir percorrer as suas ruas, observar as suas chaminés tão caracteristicas e dar dois dedos de conversa com os velhotes com quem nos vamos cruzando. 

Foi no site da União de Freguesias de Trigaches e S. Brissos que encontrámos a descrição do que podemos encontrar nesta aldeia: 

 Orago: Nossa Senhora da Conceição.
População: 464 habitantes.

Área: 16,62 km²
Principais actividades económicas
A freguesia de Trigaches evoluiu bastante no que diz respeito ao desenvolvimento económico. As actividades laborais exercidas não diferem em muito das que eram praticadas no passado. Contudo, sofreram alterações no sentido de acompanhar o progresso e o mercado.
O sector primário é por excelência o que ocupa a maior percentagem de trabalhadores. Apesar de se verificar um decréscimo, a agricultura persiste e continua a cativar os habitantes que investem neste ramo muitas vezes incerto.
Os vastos campos de trigo são a imagem de marca da aldeia e o sustento de uma grande parte dos que aqui vivem.
Em parceria com a agricultura, a pecuária também tem o seu espaço nesta zona. É frequente avistar-se pequenos rebanhos de ovelha pelos campos, guardados pela típica figura do pastor alentejano.
A exploração de mármores é outra das actividades com grande tradição na freguesia. Apesar da pedreira ter encerrado há alguns anos, o trabalho em mármore ainda dá os seus frutos. São duas as oficinas que trabalham o mármore na localidade. A construção de bancadas e jazigos são alguns dos trabalhos produzidos nestas oficinas.
Para além do mármore, o ferro, o alumínio e o vidro, são trabalhados noutras oficinas existentes pela localidade. Tendo grande sucesso no mercado exterior. Todas estas oficinas empregam habitantes locais e também alguns habitantes de freguesias vizinhas, como o caso de S. Brissos e Beringel.
No sector do comércio parece ter havido uma estagnação, as mercearias continuam as mesmas, mantendo o mesmo sistema adoptado desde a sua abertura: balcões antigos, produtos raros e o "escudo" sempre na memória, são imagem de marca dos estabelecimentos comerciais da freguesia. Recentemente foi inaugurado um mini-mercado que engloba uma padaria, à semelhança de uma loja de retalhos, um projecto bastante arrojado na localidade.
A freguesia de Trigaches tem apenas à sua disposição dois cafés existentes desde há décadas, bastante frequentados e onde se realizam habitualmente os "famosos" petiscos, confeccionados pela gerência e que fazem as delícias dos que lá vão.
Recentemente a junta de freguesia de Trigaches criou uma Associação de Solidariedade Social, chamada "Os Amigos de Trigaches", que emprega habitantes da localidade em prol da freguesia.
https://www.uf-trigachessbrissos.pt/

1 comentário:

  1. Apesar de ter saído de Trigaches há 50 anos ( com apenas 7 anos de idade) continuo a amar a minha aldeia.

    ResponderEliminar