quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Onde estão as nossas abelhas?







As abelhas, pertencentes à ordem dos himenópterose à família dos apídeos, são muito importantes para a preservação das plantas.  Por meio da polinização, elas contribuem para a perpetuação de diversas espécies de culturas agrícolas e nativas. Economicamente, produzem melprópoliscera,geléia real e veneno, que são utilizados na indústria de alimentos e farmacêutica.


O desaparecimento das abelhas é um fenómeno que vem sendo observado em diversos países. Em algumas regiões da Europa foi registrado o sumiço de até 80% das abelhas. Em Agosto do ano passado, a reportagem de capa da revista “Time” alertava para o fato de corrermos o risco de viver num mundo sem abelhas. O evento recebe vários nomes, como Colapso do Outono, Síndrome do Desaparecimento, Doença do Desaparecimento ou Colapso da Colônia (Collony Colapse Disorder – CCD).
Numa reunião na Argentina em 2011, os apicultores do mundo todo ficaram a saber que os inseticidas de um determinado tipo (neonicotinoides) podem ser apontados como os prováveis grandes vilões que estão causando o desaparecimento das abelhas. E em Abril deste ano, na Europa o uso desse tipo de inseticida foi proibido. 
No resto do mundo, no entanto, ele é ainda utilizado...
Fotos e texto retirados da Internet.



Sem comentários:

Enviar um comentário