sábado, 31 de agosto de 2019

Porto Palafita da Carrasqueira
















Porto Palafita da Carrasqueira
Este porto de pesca palafita da Carrasqueira é um segredo mais ou menos bem guardado no Alentejo.
A Carrasqueira é uma aldeia do concelho de Alcácer do Sal que se encontra inserida na Reserva Natural do Estuário do Sado. A praia da Comporta fica apenas a 3 km e Tróia a cerca de 15.
O nascimento do cais palafita aconteceu duma forma bastante curiosa, durante os anos 50/60 do século XX. Desde sempre que os habitantes da Carrasqueira dividiam o seu trabalho entre a agricultura e a pesca. Esta última começou pela apanha e comércio de amêijoas de cabeça. Mais tarde, começaram a apanhar-se ostras, que atraíram compradores. Com o número de pescadores a crescer, houve necessidade de acomodar os seus barcos.
O problema era que a grande distância entre as marés tornava difícil definir onde ficariam as embarcações. Na maré vazia chegava a haver centenas de metros entre a terra e a água, com muito lodo pelo meio. Então, escolhida a localização do porto no final duma vala de drenagem dos terrenos agrícolas, alguns pescadores tiveram a ideia de espetar estacas e colocar tábuas por cima de modo a chegar melhor aos barcos. Com o tempo, as estacas foram aumentando e permitindo que cada vez mais pescadores pudessem atracar no cais improvisado.
Texto: Fotoviajar.com ( Luís Seco )Fotos: Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor

Sem comentários:

Enviar um comentário