segunda-feira, 8 de junho de 2015

Ermida de Nª Sra da Represa (Vila Ruiva)







A pequena Ermida de Nossa Senhora da Represa, antiga Ermida de São Caetano, deve a sua designação actual à proximidade, a poucos metros, de uma barragem datável da ocupação romana de Vila Ruiva, da qual ficou igualmente uma ponte na localidade, onde passava a via que ligava Évora a Beja. A ermida e a represa, hoje reduzida aos restos de um paredão, levantam-se perto do entroncamento entre as estradas de Cuba, Vila Alva e Vila Ruiva, a cerca de 2 km desta freguesia. Trata-se de um conjunto formado pela igrejinha e por algumas casas próximas, destinadas aos ermitas e aos peregrinos, que a determinada altura acorriam em grande número ao templo.
O edifício encontra-se dentro de um recinto murado, sobre plataforma destinada a vencer o desnível do terreno, com cruzeiro fronteiro.
A ermida de São Caetano foi um importante centro de peregrinação regional, devido à fama dos milagres atribuídos à intercessão do seu padroeiro original, cuja imagem chegou a ser considerada, no século XVIII, como a mais milagrosa de todo o reino. Com o tempo, esta devoção foi progressivamente substituída pelo culto de Nossa Senhora da Represa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário