terça-feira, 10 de maio de 2016

Caminhada Gratuita em Alcáçovas (15MAI16)

15MAI16- Domingo
Tipo: Caminhada Circular
Hora de Concentração: 09H15
Local: Jardim Publico de Alcáçovas
Hora de Inicio: 09H30
Distancia:
Percurso A: Cerca de 08 Kms ( Ida e Regresso ao Convento).
Percurso B: Cerca de 15 Kms.
Grau de Dificuldade: Grau 1 (Algumas subidas e descidas em caminhos rurais pedregosos e (ou) lamacentos, mas sem dificuldade técnica).
Descrição do Evento:
Trata-se de uma romaria essencialmente religiosa e que assenta no convívio entre os participantes que passam o dia junto à ermida. Como é tradição, muitos sancristovenses e alcaçovenses partem em romaria a pé, de São Cristóvão e de Alcáçovas até ao referido Convento nas Alcáçovas.
A Associação dos Amigos das Alcáçovas e a Associação Terra Mãe, através do Projeto Alcáçovas Outdoor Trails vão organizar uma caminhada gratuita desde a vila até ao Convento, de forma a divulgar esta Romaria a visitantes e forasteiros, mas também, ao mesmo tempo, tentar envolver habitantes locais e suas famílias.
Assim, com partida do Jardim Público ás 09H30 de Domingo, dia 15 de Maio, esta caminhada com cerca de 4 kms, leva-nos através de caminhos rurais até ao Convento de Nª Sra de Esperança. Chegando lá, vamos assistir á Missa (facultativo) e á Procissão. Depois, quem quiser ficar na Romaria, está á vontade, (Percurso A), mas o resto do grupo vai fazer picnic no Parque de merendas de Vale de Tanques. Portanto, cada um traz o seu farnel. (Percurso B).
A seguir, vamos caminhar em caminhos rurais junto a Alcáçovas, apreciando uma paisagem lindíssima e florida. Por volta das 15H30, regressamos á vila para um pequeno passeio nas suas ruas...
Alcáçovas está situada a apenas 30 Kms de Montemor-o-Novo, Évora ou Alcácer do Sal e a 120 Kms de Lisboa.
Recomenda-se: Chapéu, Óculos de Sol, Protector Solar, Roupa confortável, Botas de caminhada e o necessário suprimento de água na medida de cada um, muda de roupa e calçado para o fim.
Tenham em atenção as condições atmosféricas á data da actividade, tendo especial cuidado com o Sol e Calor.
Nota: A actividade é gratuita e não tem seguro. Cada um caminha por sua conta e risco...