sexta-feira, 29 de julho de 2016

Moinho do Salsinha






























Património Rural ou mesmo verdadeiras relíquias de engenharia popular, os moinhos de água são engenhos accionados pela força motriz da água. Estas construções localizam-se nas margens de rios ou ribeiras cujo caudal era quase permanente, mantendo o moinho em movimento praticamente todos o ano. Para ser um bom moinho, havia que preencher alguns requisitos, como moer durante todo o ano, tinha de possuir duas ou mais mós. Uma para milho e as restantes para trigo e cevada. A água era conduzida ao moinho, através de açudes e levadas, que tinham que estar muito bem conservadas de forma a resistirem às cheias e enxurradas.
Os moinhos de água, uns mais tarde, outros mais cedo, a partir dos anos 60, 70 do século passado, começaram a ficar inactivos com o surgimento das moagens industriais, accionadas a electricidade ou a motores de combustão, factos que irão contribuir para o desaparecimento de mais uma profissão, o de moleiro. Hoje restam apenas ruínas das estruturas e algumas histórias e testemunhos orais das vivências de outros tempos.
O que resta do moinho do Salsinha, nas margens da ribeira de Alcáçovas é testemunho disso mesmo.

A Ribeira de Alcáçovas e os seus moinhos, representaram sem dúvida durante muitos anos um factor de desenvolvimento económico e social para a vila de Alcáçovas. Através da ribeira e o funcionamento dos moinhos, representaram o sustento de grande parte da população da vila. Na altura, os patrões mandavam o trigo e milho para os moinhos para depois distribuírem pelas pessoas que para eles trabalhavam.

Sem comentários:

Enviar um comentário