quinta-feira, 21 de julho de 2016

Feira do Chocalho 2016

 



Este fim de semana todos os caminhos vão dar a Alcáçovas...
Mesmo no centro do Alentejo Central, Alcáçovas encontra-se a apenas 30 kms de Évora, Montemor-o-Novo ou Alcácer do Sal !...
Como de costume, o Projeto Alcáçovas Outdoor Trails vai organizar um Passeio Fotográfico gratuito, de forma a que cada vez mais pessoas possam vir conhecer e percorrer as ruas desta vila repleta de História, capital do Chocalho e terra de doçarias de fazer crescer água na boca...

TRÊS PATRIMÓNIOS MUNDIAIS REUNIDOS EM ALCÁÇOVAS :
Vai ser em Alcáçovas, vila do concelho de Viana do Alentejo (Évora) que três Patrimónios Mundiais Imateriais da Humanidade se vão reunir.
Será no dia 22 de julho, no Centro Cultural, pelas 15 horas que decorrerá a Conferência “Projeto PAGUS: O fabrico de chocalhos, a Unesco e a globalização de Alcáçovas”.
...
Na conferência participará o antropólogo Paulo Lima - coordenador da candidatura do fabrico do chocalho a Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente – e será, essencialmente, abordado o Projeto PAGUS - um projeto pioneiro para a salvaguarda da paisagem e do património imaterial e para a promoção do turismo sustentável e responsável – que dotará Alcáçovas de um Museu Digital da Paisagem, o MuDiPai, a instalar no Paço do Henriques.
O MuDiPai terá espaços para exposições e um espaço de recursos pedagógicos e um centro de documentação e, em destaque, estarão exposições semipermanentes sobre a Unesco, o fabrico de chocalhos, a paisagem, os mestres chocalheiros e a memória da vila e do concelho.
No domingo decorrerá o espetáculo “Quando o cante e o fado se encontram nas paisagens sonoras”, pelas 22 horas, e que vai reunir em palco a Banda da Sociedade União Alcaçovense com o chocalhofone, o cante alentejano com os “Malha Vacas” e o fado de Rute Belga e Rui Canelas, exibindo-se assim, de uma assentada, três Patrimónios Mundiais Imateriais da Humanidade: o fado, o cante alentejano e o chocalho.
Mas antes, no sábado 23, José Cid e a Big Band, vão subir ao palco da Feira do Chocalho , que conta ainda com artesanato, exposições, tasquinhas, feira franca, arte equestre e tauromáquica além Summer Spot com Dj’s, de uma demonstração da Brigada Cinotécnica da GNR , do I Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, e da Sunset Chocalhos Run - caminhada de 8 Km e uma corrida de 15 km, a realizar no domingo, pelas 20 horas.
A Feira do Chocalho – de 22 a 24 de julho, em Alcáçovas – é promovida pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia local, com o apoio de diversas associações locais.
(texto da autoria da C.M. Viana do Alentejo)

Sem comentários:

Enviar um comentário