quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Caminhar em Aguiar...


Caminhar pelas planícies Alentejanas é sempre agradável. Nos campos de Aguiar a paisagem apresenta algumas zonas de pedra aqui e acolá, que contrastam e embelezam a planície de flores silvestres e azinheiras.

As cegonhas voam com as suas grandes asas pretas e brancas, e o seu corpo esguio em voo, formando um contraste de cor e movimento no céu azul.
Normalmente a imagem que se tem de uma cegonha está associada a um ninho enorme no alto de um poste elétrico. Mas vê-las a voar, com o seu grande porte, é algo especial que não acontece no quotidiano de um citadino.
E ver cegonhas em bando, pousadas no chão, e a caminhar em grupo, ainda é menos normal para quem não conhece o seu viver, para quem só as visita em alguns fins-de-semana. Até o facto de as ver em grupo é estranho, afinal são animais sociais, ao contrário da imagem que é passada quando são vistas nos seus ninhos.

Caminhar por estes campos e saber apreciar a diferença é um privilégio.
A Primavera é também uma altura privilegiada no Alentejo, em que os campos se enchem de grandes manchas coloridas de flores silvestres. Em breve vêm os calores de Verão que dão lugar a um monocromo amarelado e seco.

http://espaco-tempo-silencio.blogspot.pt/









Sem comentários:

Enviar um comentário