sábado, 4 de novembro de 2017

Chaminés alentejanas


As casas típicas alentejanas caracterizam-se pelas suas chaminés. Supostamente de origem árabe, elas podem ser cilíndricas, quadradas ou rectangulares. As formas destas chaminés branqueadas a cal e o rendilhado das frestas são por vezes o único motivo ornamental exterior da habitação.
As dimensões das chaminés variam e podem chegar até aos três metros de altura, com um metro de diâmetro. Dizia-se que o seu tamanho representava o estatuto social de quem... as mandava construir, podendo até existir várias chaminés num mesmo telhado.
Há ou havia ruas que se caracterizavam pelo conjunto de chaminés todas iguais ou, inversamente, caracterizadas por competições entre chaminés todas diferentes.
A lareira , quase sempre não elevada, fica sob a chaminé por onde os fumos se escoam totalmente, permitindo a irrepreensível limpeza da dependência que constantes caiações mantêm resplandecente.
A chaminé era um local chave na casa, pois era por baixo da sua abóbada que a família se costumava reunir. Era, internamente, o espaço de sociabilidade familiar por excelência .
Ali se cozinhava, se contavam histórias aos serões, se recebiam os convidados à volta da fogueira e até se penduravam os enchidos para secarem.
As chaminés alentejanas, principalmente as de “escuta”, tinham essa coisa maravilhosa que lhes permitia devido ao seu tamanho, ouvir tudo o que se passava na rua. O que se revestiu de grande importância, pois parece que durante a Inquisição, os cristãos novos dando-se conta do que se passava lá fora, tinham tempo de fugir ou de esconder qualquer objecto religioso capaz de os comprometer perante os inquisidores.
E agora vamos imaginar que lá fora está frio e chove e que sentados à chaminé fixamos o lume e ouvimos o som suave e langoroso de um cante alentejano misturado com o crepitar da lenha a arder. Sobre a borralheira, entre as brasas de azinho, fazem-se os "magostos" de bolota para os rapazes….
A temperatura está agradável, e sentimos-nos invadidos por uma doce e agradável sensação de paz e tranquilidade, sentimos-nos felizes!!
Aproveite este momento, pois nesta altura de grandes conflitos, só conseguiremos afastar-nos das nossas preocupações e vencer todos os obstáculos se nos mantivermos em harmonia e em equilibro connosco. Por isso, nada melhor do que dar mais importância a estes pequenos momentos de prazer. Estes ninguém nos tira. 

Texto da autoria da nossa comadre Ana Maria Saraiva.
Fonte: http://www.deliciosoalentejo.com/ e http://alentejodoamilcar.blogspot.pt/)

Foto principal: Rua dos Aflitos, Alcáçovas  (Principio do Séc. XX)





Sem comentários:

Enviar um comentário