sábado, 18 de novembro de 2017

Monte da Retorta (Albergaria dos Fusos)













Em plena Barragem de Albergaria dos Fusos, as ruínas do Monte da Retorta continuam altaneiras em duas pequenas ilhotas, na área situada entre Albergaria dos Fusos e Oriola, mesmo em frente ao paredão desta barragem.



Fotos: A Terceira Dimensão, http://portugalfotografiaaerea.blogspot.pt/2014/02/barragem-de-alvito.html

Em tempos, a estrada que ligava S. Bartolomeu do Outeiro e Oriola a Vila Alva e Albergaria dos Fusos passava mesmo por este monte que pertenceu á Familia Capas.

Barragem de Albergaria dos Fusos situa-se no concelho de Cuba. Quando foi inaugurada chamava-se Barragem do Alvito, mas o seu nome foi alterado para o nome da aldeia que se situa mais próxima do paredão.
Construída sobre a Ribeira de Odivelas para armazenamento de água, integra-se no Plano de Rega do Alentejo, e a sua albufeira ocupa uma área de 1480 ha. Não confundir com a Barragem do Alvito, uma barragem hidroeléctrica projectada para o distrito de Castelo Branco, cuja construção foi suspensa em 2011 (Wikipedia).

"Tenho uma ideia de uma história que se terá passado entre o Monte da Retorta e o Monte da Serra, num dia de batida ao coelho::
Um dos convidados, um senhor de Mértola, grande amigo do meu Pai tinha tido a primeira filha há pouco tempo e não apareceu para a caçada. O resto dos caçadores lá foram cumprir o ritual.
Num tempo em que os telefones apenas funcionavam se estivessem ligados à parede, alguém telefonou para casa da minha avó paterna explicando a razão da ausência.
Telemóveis, só na ficção científica. E lá foi um dos nossos funcionários, a cavalo, à procura dos senhores caçadores. Quando os encontrou, deu o recado: "O Dr. Matias não veio porque morreu a filha."
Só...
Imaginem como decorreu o resto da caçada...
Só mais tarde, depois do regresso, se soube que tinha morrido uma tia do tal amigo de Mértola, uma velha senhora de que já se estava à espera desse desfecho."

História verídica, contada pelo nosso compadre José Capas, filho do antigo proprietário da Monte da Retorta.

As fotos tiradas na margem foram captadas em propriedade privada, graças á gentileza do nosso compadre Joaquim Gomes, a quem agradecemos a disponibilidade para ser o nosso guia local.
As fotos aéreas são da autoria do nosso compadre Duarte Fernandes ( A Terceira Dimensão). 

http://portugalfotografiaaerea.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário