quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Pousada D. Afonso II (Alcácer do Sal)












A Pousada de Alcácer do Sal está localizada em pleno Castelo Medieval na vila de Alcácer do Sal, a apenas 1h de Lisboa. A Pousada está confortavelmente situada numa colina com vista para as águas tranquilas do Rio Sado. 

Durante a sua estadia poderá desfrutar das suas refeições no restaurante ou, se desejar algo mais leve, no bar. Aproveite também para mergulhar na nossa piscina exterior rodeada por jardins.


Seja um guardião do tempo e do espaço em Alcácer do Sal. Numa zona referenciada pela sua importância estratégica e geográfica desde o século VI a.C, nada nos seus dias aqui passados vai ser comum ou repetível. 

Não se deixe enganar pela imutabilidade da paisagem tranquila que encontra a cada janela ou ameia – ainda que vá sentir o peso dos séculos na espessura das paredes, nas janelas e portas góticas e nas obras de arte referenciadas nos corredores. Esta Pousada prova que o tempo tudo muda e o que era antes uma cozinha de freiras Clarissas que viviam em clausura é agora uma sala onde pode ler um livro deixado por outro hóspede de passagem.


D. Afonso II -  O Gordo.


Foi rei da Primeira Dinastia e o terceiro Rei de Portugal, era filho de Sancho I, rei de Portugal e de Dulce de Barcelona, rainha de Portugal, que nasceu em Coimbra e morreu em Santarém a 25-03-1223, e está sepultado em Alcobaça no Mosteiro de Alcobaça. Casou com Dona Urraca e teve como descendentes legítimos: Sancho, Afonso, Leonor, Fernando, e como descendentes ilegítimos: João Afonso. Começou a governar em 1211 e terminou em 1223, Dom Afonso II foi um homem doente. Tinha apenas catorze anos quando sofreu uma crise tão grave que as pessoas até consideraram milagre o fato de não morrer, milagre este atribuído a Santa Senhorinha de Basto. As crises repetiram-se durante toda a vida e conhecem-se os sintomas:
deformações da pele e da carne, inchaços, feridas repugnantes, e na época julgaram tratar-se de lepra e por isso mesmo lhe chamaram o Gafo, que significa leproso. O cognome que acabou por vingar – o Gordo – deve-se pois a doença que o deformava. Apesar da debilidade física, que não lhe permitia realizar proezas militares, Dom Afonso II não foi um rei inferior aos seus antecessores. Tratou de organizar a vida no país que o pai lhe deixara e fê-lo de uma forma realmente inovadora. Algumas das medidas que tomou nunca tinham sido experimentadas em nenhum país europeu daquele tempo.
Durante os reinados anteriores não havia leis para todo o país. Cada região ou até cada localidade seguia regras diferentes conforme os seus costumes e tradições, a vontade dos grandes senhores, os registos existentes nas cartas de foral. Crimes idênticos não recebiam castigos idênticos. A pena podia ser muito severa numa determinada terra e muito branda na terra vizinha. O mesmo se passava com o pagamento dos impostos, penas judiciais, normas de convívio, etc. Por isto Dom Afonso II, em 1211 reuniu cortes em Coimbra e aí foram aprovadas leis que passaram a ser aplicadas em todo o país. Foi a primeira vez que isto aconteceu em Portugal e teve a maior importância. Outra medida de Dom Afonso II foi ordenar que se fizesse um registo por escrito de todos os diplomas emitidos pela chancelaria (uma espécie de secretaria real). Dom Afonso II sabia que muitos senhores do clero e da nobreza se tinham aproveitado da falta de controlo e vigilância para estenderem os seus territórios além dos limites e ocuparem as terras da coroa, por isto em 1220 enviou funcionários por todo o país com a missão de averiguarem quem anexara terras a socapa. A este levantamento chamou-se “Inquirições”. Os senhores tinham que apresentar provas de que as terras lhes pertenciam de fato. Caso estivesse tudo em ordem, recebiam uma “Carta de Confirmação de posse” da propriedade. Caso se detectassem abusos, eram obrigados a devolver ao rei tudo aquilo a que não tinham direito. Teve também o cuidado de defender as fronteiras e por isso entregou territórios na Beira Baixa a Ordem militar dos Templários e terras no Alto Alentejo aos Freires de Évora. No seu reinado houve uma única conquista que foi Alcácer do Sal.

Sem comentários:

Enviar um comentário